
A ideia contida nos dois primeiros parágrafos é a de que

A ideia contida nos dois primeiros parágrafos é a de que

Pela leitura do texto, infere-se que a época do surgimento dos cartões-postais se caracterizava por

As afirmações abaixo relacionam-se ao professor Emannuel Hermann.
I – Deixou de ser professor de Economia, após vender mais de dez milhões de postais.
II – Inventou os cartões-postais.
III – Nasceu na segunda metade do século XIX.
Está contido no texto o que se afirma em

Em um cartão-postal, lê-se o seguinte:
“Teu celestial sorriso / Me alegra, encanta e fascina, / Prometendo um paraíso, / Onde serás luz divina:”
A relação entre o trecho destacado e a explicação ao seu lado está correta em:

O trecho “Há 15 dias, uma educadora no Recife, Niedja Santos, indagou a um grupo de estudantes quais os meios de comunicação que eles conheciam. Nenhum citou cartões postais.” (l. 6-9) classifica-se como do tipo textual narrativo.
PORQUE
A narração se caracteriza pela apresentação de um evento marcado temporalmente, com a participação dos personagens envolvidos.
Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes.
Para a pessoa cega, a reglete e o punção podem ser o que a caneta e o lápis são para os videntes.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes.
O sistema de escrita braile é uma segunda língua instituída pelas pessoas com deficiência visual, a exemplo de Libras-Língua Brasileira de Sinais.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes.
A visão, como sentido unificador da atividade sensorial, é predominante para a informação e a formação dos indivíduos. Entretanto, graças à plasticidade cerebral, as pessoas cegas ou com baixa visão têm os outros sentidos otimizados, motivo pelo qual a deficiência visual não ocasiona sérias desvantagens sociais para os seus portadores.
Assinale a alternativa que está de acordo com o texto.
Para a teoria da Grande mudança, a crise atual é motivada: