Leia o texto para responder às questões de números 01 a 2...

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 20.

Quanto aos problemas citados no texto, conclui-se que

  • A.

    as cidades de Primeiro Mundo padecem de problemas relativos à ocupação do solo.

  • B.

    a cidade do México se nivela a São Paulo quanto à extensão da malha metroviária.

  • C.

    Nova York, Paris e Londres ocupam posição privilegiada, se comparadas às outras cidades.

  • D.

    São Paulo, até o final de 2008, vai minimizá-los e se equiparará às cidades dos países desenvolvidos.

  • E.

    a cidade de Pequim sinaliza para uma estagnação no aumento de sua malha metroviária.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com relação ao significado do Índice Biológico Máximo Permitido – IBMP definido na NR-7, é correto afirmar que se trata de:

Resolva a questão aqui ›


Considerando que os tempos de serviço, em anos, de 3 servidores públicos estejam em progressão geométrica e tenham média aritmética igual a 7 anos, e sabendo que a média geométrica entre o menor e o maior tempo de serviço é 6 anos, julgue os itens seguintes.

Se os tempos de serviço estiverem em ordem crescente, a razão da progressão geométrica será inferior a 2,5.

Resolva a questão aqui ›


Em 2015, o rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, na zona rural de Mariana (MG), causou o maior desastre ambiental da história do Brasil e trouxe à tona os problemas com a gestão de resíduos.

Na mineração, são dois os tipos principais de resíduos sólidos: os estéreis e os rejeitos. Ao se romper, as barragens liberaram cerca de 50 milhões de litros de lama, causando forte impacto no ecossistema daquela região decretando o fim do rio Doce, um dos mais importantes de Minas Gerais.

As barragens operavam segundo o sistema de aterro hidráulico, em que a ação da gravidade faz com que os resíduos separados do ferro escoem até bacias. A parte frontal dessas bacias é feita de areia, para filtrar a água.

Um dos maiores problemas nas construções de barragens são as irregularidades nas barragens, problemas em dutos que escoam ferro e água para o litoral e infrações decorrentes de operações minerárias, como extração, transporte de material, separação e disposição de rejeitos.

Acerca das informações contidas no texto antecedente e de aspectos diversos pertinentes à gestão de resíduos industriais, julgue os itens seguintes.

Os rejeitos das barragens que se romperam são resíduos resultantes do processo de beneficiamento a que são submetidas as substâncias minerais; nesse caso, o ferro.

Resolva a questão aqui ›