Questões de Língua Portuguesa

Língua Portuguesa - Morfologia - Pronomes - Prefeitura de Arenápolis - MT - 2021 - Prefeitura de Arenápolis - MT - Provas: Auxiliar de Consultório Dental Técnico em Enfermagem

São considerados pronomes oblíquos tônicos, EXCETO:
    A) comigo.

    B) contigo.

    C) convosco.

    D) lhe.

    E) consigo.

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Língua Portuguesa - Morfologia - Instituto Quadrix - 2021 - CREFITO-13ª Região(MS) - Assistente Administrativo

Texto para as questão.

MS determina novas restrições para frear o avanço da covid-19 

Internet: <g1.globo.com>.


No título da notícia, quanto a “da covid-19”, o emprego do feminino
    A) está incorreto, porque se trata do nome do vírus causador da doença.

    B) está incorreto, mas tem sido aceito na mídia como a única forma possível.

    C) não se sustenta do ponto de vista linguístico.

    D) embora esteja correto, não leva a se afirmar se se trata do vírus ou da doença.

    E) justifica-se por estar subentendida a palavra “doença”.

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Língua Portuguesa - Sintaxe - RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais - 2021 - Prefeitura de Jaguariúna - SP - Professor de Educação Básica

Assinale a alternativa em que a concordância nominal esteja conforme a norma-padrão da língua portuguesa.
    A) Era bom aqueles pastéis vendidos no bar da esquina.

    B) É necessária organização.

    C) As joias custam caro.

    D) Suas opiniões são bastantes discutíveis.

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Bruno Carbinatto. Pessoas que crescem em cidades têm senso de direção 

pior. In: Revista Superinteressante, fev./2020. Internet:

< https://super.abril.com.br > (com adaptações) .

Com relação às ideias e à tipologia do texto CB1A1, julgue os itens a seguir.


Infere-se dos dois últimos parágrafos do texto que, quanto mais organizado o formato de uma cidade, piores serão as habilidades de navegação de seus habitantes.

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Língua Portuguesa - Fonologia - AMEOSC - 2021 - Prefeitura de São José do Cedro - SC - Técnico de Enfermagem ESF

TEXTO 
O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

A MENSAGEM NO ATO DA COMUNICA HYPERLINK

(1º§) A mensagem é um elemento fundamental da comunicação e transmitida por algum meio. A análise de uma comunicação é complexa, uma vez que existe a participação de vários elementos: o emissor, o receptor, o canal, código, o contexto e a mensagem. Cada um desses elementos tem suas peculiaridades, funções e variáveis. Entretanto, o processo global é sintetizado e resumido em algo muito específico: a mensagem.
(2º§) A finalidade de uma mensagem é dar a oportunidade de conhecer algo. A forma e o fundo são fatores determinantes, pelas palavras empregadas, pela abordagem em função da intenção do emissor. Neste sentido, adaptar o tipo de mensagem ao contexto é provavelmente a chave para alcançar o objetivo na comunicação. (...)
(3º§) Compreender a mensagem, compreender-se na mensagem, compreender-se pela mensagem - eis aí os três propósitos fundamentais da leitura, que em muito ultrapassam quaisquer aspectos utilitários ou meramente "livrescos", da comunicação leitorintro-texto. Ler é, em última instância, não só uma ponte para a tomada de consciência, mas também um modo de existir no qual o indivíduo compreende e interpreta a expressão registrada pela escrita e passa a compreender-se no mundo.

(Silva (2002, p. 45) - (https://conceitos.com/mensagem/)
Analise as assertivas com (V) verdadeiro ou (F) falso. (__)O termo "mensagem" representa o foco temático textual.
(__)A palavra "complexa" é trissílaba, paroxítona, está escrita com encontro consonantal e um dífono (letra com duplo som).
(__)O primeiro período do (1º§) apresenta um substantivo e um adjetivo com encontro consonantal pronunciado sem ser gráfico.
(__)A última palavra do período: "A análise de uma comunicação é complexa" exerce função sintática de objeto direto.
(__)O período: "Entretanto, o processo global é sintetizado e resumido em algo muito específico: a mensagem". - está escrito com hipérbato; a vírgula está usada para separar um elemento coesivo conjuntivo coordenativo com ideia de oposição; os dois pontos servem para apontar o elemento referido no parágrafo.
Após análise, marque a alternativa que contém a sequência CORRETA das assertivas acima:
    A) V, V, V, V, V.

    B) F, V, V, F, V.

    C) V, V, V, F, V.

    D) V, F, F, V, F.

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Língua Portuguesa - Morfologia - Prefeitura de Arenápolis - MT - 2021 - Prefeitura de Arenápolis - MT - Provas: Auxiliar de Consultório Dental Técnico em Enfermagem

Como se sabe, os advérbios podem ser de vários tipos. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um tipo de advérbio:
    A) intensidade.

    B) negação.

    C) medo.

    D) dúvida.

    E) afirmação.

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Língua Portuguesa - Morfologia - Verbos - PS Concursos - 2021 - Prefeitura de Jacinto Machado - SC - Provas: Técnico em Enfermagem Médico Saúde da Família Médico Clínico Geral Enfermeiro Saúde da Família Farmacêutico Fisioterapeuta Nutricionista Odontólogo Psicólogo Educador Físico Auxiliar Administrativo

Analise o texto abaixo para responder a questão:

A bola

    O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar sua primeira bola do pai. Uma número 5 oficial de couro. Agora não era mais de couro, era de plástico. Mas era uma bola. O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse “legal”, ou o que os garotos dizem hoje em dia quando gostam do presente ou não querem magoar o velho. Depois começou a girar a bola, à procura de alguma coisa.

- Como é que liga? – Perguntou.
- Como, como é que liga? Não se liga.

    O garoto procurou dentro do papel de embrulho.
- Não tem manual de instrução?

    O pai começou a desanimar e pensar que os tempos são outros. Que os tempos são decididamente outros.
- Não precisa manual de instrução.
- O que é que ela faz?
- Ela não faz nada, você é que faz coisas com ela.
- O quê?
- Controla, chuta...
- Ah, então é uma bola.
- Uma bola, bola. Uma bola mesmo. Você pensou que fosse o quê?
- Nada não.

    O garoto agradeceu, disse “legal” de novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da TV, com a bola do seu lado, manejando os controles do vídeo game. Algo chamado Monster Ball, em que times de monstrinhos disputavam a posse de uma bola em forma de Blip eletrônico na tela ao mesmo tempo que tentavam se destruir mutuamente. O garoto era bom no jogo. Tinha coordenação e raciocínio. Estava ganhando da máquina.

    O pai pegou a bola nova e ensinou algumas embaixadinhas. Conseguiu equilibrar a bola no peito do pé, como antigamente, e chamou o garoto.

- Filho, olha.

    O garoto disse “legal”, mas não desviou os olhos da tela. O pai segurou a bola com as mãos e a cheirou, tentando recapturar mentalmente o cheiro do couro. A bola cheirava a nada. Talvez um manual de instrução fosse uma boa ideia, pensou. Mas em inglês pra garotada se interessar.

Veríssimo, Luis Fernando. A bola. Comédias da vida privada; edição especial para as escolas. Porto Alegre: L&PM, 1996.
O texto de Veríssimo é uma narrativa. A sucessão de fatos narrados apresenta uma predominância de verbos em:
    A) Pretérito perfeito do indicativo

    B) Presente do indicativo

    C) Pretérito imperfeito do indicativo

    D) Pretérito mais que perfeito do indicativo

    E) Passado.

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Língua Portuguesa - Pontuação - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2021 - Prefeitura de Palhoça - SC - Professor de Matemática

Bailarinos da Maré conquistam vaga em escola de dança na Bélgica

Da Maré para o mundo. É assim que Marllon Araújo, de 23 anos, e Luyd de Souza Carvalho, 22, pretendem dar seus passos. E num futuro não muito distante.
Moradores do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, os dois foram selecionados para o quadro de alunos da P.A.R.T.S., escola de Bruxelas, Bélgica, reconhecida mundialmente como referência no ensino de dança contemporânea.
Entre 1.196 candidatos, a dupla ocupará duas das 45 vagas a partir de outubro.
Para Marllon, a conquista vai muito além de uma boa oportunidade de aprender novas técnicas.

(Mateus Almeida. Bailarinos da Maré conquistam vaga em escola de dança na Bélgica. G1 – Portal de Notícias. 2019). 
Acerca dos recursos morfossintáticos de construção de sentidos, no trecho Moradores do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, os dois foram selecionados para o quadro de alunos da P.A.R.T.S., as vírgulas isolam o aposto. Nesse caso, o aposto possui valor:
    A) Especificativo

    B) Oracional

    C) Explicativo

    D) Distributivo

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Língua Portuguesa - Interpretação de Textos - Instituto Quadrix - 2021 - CREFITO-13ª Região(MS) - Assistente Administrativo

Texto para as questão.

Internet: <https://iguinho.com.br>.

No terceiro quadrinho, a construção “Será que”, interrogativa, denota
    A) certeza.

    B) possibilidade.

    C) condição.

    D) dúvida.

    E) futuro.

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Língua Portuguesa - Crase - RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais - 2021 - Prefeitura de Jaguariúna - SP - Professor de Educação Básica

No que se refere às regras de crase da língua portuguesa, é INCORRETO afirmar que a crase não deve ser empregada
    A) junto à palavra "terra", em nenhuma hipótese.

    B) junto a verbos.

    C) junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais.

    D) entre palavras repetidas.

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