Um dos princípios para o ensino de língua portuguesa, expresso no texto 7, é o de que:
com a crescente cobrança por leitura e escrita nas escolas, é preciso trabalhar com textos mais longos, de modo que se possa fazer uma análise dos elementos gramaticais em vários níveis.
a adoção de variadas alternativas metodológicas por parte do professor é suficiente para que o aluno desenvolva competências da área de linguagem
a formação para a competência discursiva não implica, necessariamente, o trabalho com práticas lingüísticas socialmente relevantes, como a leitura e a escrita de textos.
tomar o texto como unidade de ensino nas aulas de língua materna supõe questionar a validade de exercícios de gramática que não consideram as situações de interação entre sujeitos.
como o ensino de leitura e escrita está circunscrito às habilidades básicas de decifração do código lingüístico, não exige métodos e práticas historicamente determinados
Navegue em mais questões
{TITLE}
{CONTENT}