Atenção: As questões de números 1 a 12 baseiam-se no text...

Atenção: As questões de números 1 a 12 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

 

 

A afirmativa do antropólogo Marcel Mauss, reproduzida no final do texto,

  • A.

    é empregada como embasamento para a preferência pelo termo clã como definição do agrupamento de torcedores dos clubes de futebol.

  • B.

    torna pouco aceitável o termo tribo para identificar os grupos de torcedores, pois eles nem sempre reconhecem a verdade na história dos clubes.

  • C.

    mostra que a identificação do torcedor com o nome do clube vem desde as primeiras tribos que se organizaram em territórios demarcados.

  • D.

    busca justificar a constatação de que as atitudes dos torcedores modernos se aproximam dos ritos tribais, com cantos e gritos.

  • E.

    possibilita desconsiderar a associação de grupos de torcedores a clãs devido à origem real e documentada, por trâmites legais, dos clubes de futebol.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

“... que circulam por aí e que não podem ser desmentidos ou esclarecidos caso por caso”.

Nesse segmento do texto, a locução “podem ser” forma uma só oração por tratar-se de uma locução não verbal; a forma abaixo que constitui duas orações por NÃO se tratar de locução verbal é:

Resolva a questão aqui ›


Tendo como base as normas vigentes acerca de paginação na transcrição de textos em braille, julgue os itens a seguir. Para se economizar espaço, pode ser inserida parte do texto na mesma linha utilizada para a paginação.

Resolva a questão aqui ›


Com relação à responsabilidade social e à cidadania, temas incluídos em normas de certificação empresarial, julgue os itens a seguir.

O balanço social origina-se da tomada de consciência da classe empresarial quanto à necessidade de estabelecer indicadores para a qualificação e quantificação das metas a serem alcançadas no que diz respeito ao relacionamento entre empresa e sociedade.

Resolva a questão aqui ›