Leia o TEXTO I antes de responder as questões DE 21 A 35
Para evidenciar não só as habilidades mas também as práticas e as representações das pessoas sobre leitura e escrita, foi realizada uma pesquisa em busca de um Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (o INAF). Essa pesquisa representa uma nova atitude em relação à alfabetização, leitura e escrita, num contexto em que se desenvolve o conceito de letramento. Dentre as implicações desse conceito na escolarização da língua portuguesa, é INCORRETO afirmar que
é preciso trazer para a escola uma compreensão de leitura e escrita como práticas sociais complexas, desvendando-lhe a diversidade, a dimensão política e as implicações ideológicas
alfabetizar-se significa adquirir a capacidade de codificar e decodificar em língua escrita, embora essas não sejam habilidades suficientes para a participação autônoma do sujeito nas sociedades contemporâneas.
dificuldades no uso da leitura e da escrita estão intimamente relacionadas à incapacidade cognitiva, moral e social, e à conseqüente interdição dos sujeitos historicamente excluídos nas sociedades grafocêntricas.
o conceito de letramento traz um novo olhar sobre a polarização simplista entre alfabetizados e analfabetos, que já não encontra mais sustentação empírica nas sociedades complexas.
o ensino da língua materna centrado no desenvolvimento das habilidades práticas de leitura e escrita possibilita ao aprendiz a manipulação do instrumental necessário para dizer-se ao mundo.
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