É correto afirmar que o texto...

É correto afirmar que o texto

  • A.

    apresenta argumentos favoráveis a que a questão da infância seja acolhida por setores diversos da sociedade, dada a sua relevância social, humanitária e econômica. A menção a uma certa crença moderna e ao fato de religiosas terem primeiramente assumido a tarefa de cuidar dos enjeitados em Minas serve para enfatizar que o tema diz respeito a toda a sociedade e não apenas aos políticos.

  • B.

    disserta sobre a relevância do tema das crianças enjeitadas, desde a Antiguidade até o século XVIII, apontando o paulatino refinamento por que passou o seu tratamento nesse período, na Europa e no Brasil. O recurso a datas e períodos específicos tem, fundamentalmente, função de explicitar os marcos desse processo.

  • C.

    apresenta breve histórico do tratamento da questão da infância abandonada, partindo de constatações mais gerais e desembocando no caso de uma região específica. Nesse percurso, reúnem-se citações e argumentos de autoridades intelectuais que conferem maior credibilidade ao relato empreendido.

  • D.

    estabelece os limites entre a ação governamental e a das organizações civis (como as ordens religiosas) no processo de acolhimento de crianças expostas, pondo em relevo que apenas recentemente os governos passaram a tomar para si essa responsabilidade. O caso das vilas mineiras serve de exemplo da histórica displicência dos políticos.

  • E.

    defende que, embora reconhecidamente grave, o persistente problema dos meninos e meninas abandonados esteja longe de encontrar solução. Ratificam essa tese os dados que remetem a um longo e ininterrupto histórico de práticas de abandono no mundo e também nas regiões mais desenvolvidas do Brasil no século XVIII.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Tendo o texto da página anterior apenas como referência inicial, julgue os itens de 41 a 50 a respeito de ética, princípios, valores e moral.

A ética e a moral norteiam as ações humanas para que a escolha a ser realizada vise ao bem da coletividade.

Resolva a questão aqui ›


Considere, por hipótese, que um Analista de Sistemas da Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso abriu um chamado relativo a um incidente. Este incidente teve o atendimento de 1º nível na Central de Serviços e, após ser inicialmente diagnosticado, o técnico não conseguiu aplicar uma solução de contorno ou fornecer uma resolução. De acordo com a ITIL v3 edição 2011, a partir deste ponto

Resolva a questão aqui ›


Assinale a alternativa em que a palavra não é formada por derivação parassintética.

Resolva a questão aqui ›