As questões de números 16 a 20 referem-se ao texto que se...

As questões de números 16 a 20 referem-se ao texto que segue.

O jornal New York Times começou a publicar, para cada soldado morto, capturado ou desaparecido no Iraque, um retrato e um resumo de sua jornada. Essas pequenas galerias de rostos evocavam, na memória, uma outra galeria, bem maior, que ocupou as páginas do mesmo jornal durante meses depois do atentado de 11 de setembro de 2001: os retratos e os obituários de todas as vítimas do ataque. Um ano mais tarde, na cerimônia do aniversário do atentado, em Nova York, não houve discursos de fundo, mas diversos oradores alternaram-se no palco para ler em voz alta, um a um, os nomes das 2.801 vítimas.

A cultura americana, mais do que qualquer outra, vive e pensa a coletividade como um conjunto de indivíduos.

Para um europeu ou um sul-americano, comemorar, explicar e mesmo narrar um acontecimento é, no mínimo, problemático se não se explorar sua dimensão propriamente social: o encontro ou a luta de idéias, classes, nações, grupos, grandes interesses econômicos etc.

(Contardo Calligaris, Terra de ninguém)

Considere as seguintes afirmações:

I. O autor do texto trata como essencialmente análogas as referidas iniciativas do New York Times e a atitude dos oradores no aniversário do atentado de 11 de setembro.

II. O segundo parágrafo do texto constitui uma réplica e uma contestação ao que se narra no primeiro parágrafo.

III. Europeus e sul-americanos, ao contrário dos norteamericanos, consideram que um fato de relevância social deve ser compreendido a partir de razões individuais.

Em relação ao texto, está correto SOMENTE o que se afirma em

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis