Atenção: As questões de números 21 a 25 referem-se aos ve...

Atenção: As questões de números 21 a 25 referem-se aos verbetes abaixo, extraídos, respectivamente, de um conceituado dicionário da Língua Portuguesa e de uma coluna de aconselhamento sobre carreira e profissão publicada semanalmente em uma revista.

carisma s.m. (sXV cf. IVPM) 1 TEOL dom extraordinário e divino concedido a um crente ou grupo de crentes, para o bem da comunidade 2 soc autoridade, fascinação irresistível exercida sobre um grupo de pessoas, supostamente proveniente de poderes sobrenaturais 3 p.ana. conjunto de habilidades e/ou poder de encantar, de seduzir, que faz com que um indivíduo (p. ex., um cantor, um ator) desperte de imediato a aprovação e a simpatia das massas 4 p.ext., fascínio, fascinação 5 infrm. Obsl. m. q. EPILEPSIA. ETIM. gr. Khárisma, atos 'graça; favor, benefício' pelo lat. Charīsma, ǎtis 'dom da natureza, graça divina'. SIN/VAR ver sinonímia de epilepsia.

(Dicionário Houaiss da língua portuguesa, 2004)

CARISMA. TAMBÉM CHAMADO DE "magnetismo pessoal", o carisma é um dom que algumas pessoas têm de agradar à primeira vista, e sem ter de se esforçar para conseguir isso. A palavra veio do grego kharis, "graça". Na Ave-Maria, a expressão "cheia de graça" se traduz, literalmente, como "carismática".

(Max Gehringer. Não espere seu chefe investir em você, Revista Época, 2 de julho de 2007)

É correto afirmar que, no texto publicado na Revista Época, se nota

  • A.

    o caráter descontínuo dos componentes da definição, tal como ocorre entre as acepções constantes do verbete do Houaiss.

  • B.

    a estrita referência aos dados relativos à etimologia da palavra, minuciosamente descritos.

  • C.

    perfeita correspondência com o verbete do Houaiss no que diz respeito à apresentação das informações acerca da origem grega de carismático.

  • D.

    lacuna relativa ao estabelecimento tradicional de equivalências semânticas com outras palavras ou expressões que parafraseiam os sentidos do termo descrito.

  • E.

    aproveitamento do gênero textual "verbete", com seleção das acepções consideradas pelo autor como mais úteis ao específico universo a que se refere sua coluna semanal.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com relação aos Direitos Políticos, a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

I. plebiscito.

II. referendo.

III. prévia aprovação do Ministério Público.

IV. prévia aprovação do Poder Judiciário.

Está correto o que se afirma APENAS em

Resolva a questão aqui ›


Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

A expressão "loucura a dois" refere-se, no 3º parágrafo,

Resolva a questão aqui ›


Julgue se as estratégias metodológicas indicadas em cada um dos itens de 103 a 110 são corretas e adequadas para a operacionalização dos conteúdos da educação física escolar.

A vivência de esportes coletivos, dentro de contextos participativos, contribui para a formação do cidadão crítico e atuante, logo, é conveniente que os esportes individuais sejam excluídos do programa escolar.

Resolva a questão aqui ›