Leia o texto abaixo e responda às questões propostas....

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

Pela inteligência e malícia nas engenhosas falcatruas que realizava, Libório, "produto da ficção popular e cabocla", era visto como herói, despertando simpatia e riso. Das características do referido personagem, abaixo relacionadas, NÃO está de acordo com o texto a seguinte:

  • A.

    era uma figura onírica, cuja não existência tornou-o personagem de histórias conhecidas em todo o Nordeste, por longos períodos;

  • B.

    sua vida incerta e errante o fazia desconhecido, permitindo-lhe assumir distintos traços de personalidade e adaptando-se a diferentes atividades;

  • C.

    na trama, assumiu papel de indivíduo degradado, mas dedicado ao trabalho e íntegro, apesar dos poucos recursos de inteligência;

  • D.

    era mestre em ludibriar terceiros, com capacidade de inventar casos em que as vítimas, na defensiva, ficavam em situação ridícula e constrangedora;

  • E.

    sua inteligência, presença de espírito e autocontrole davam-lhe meios para resolver o surgimento de ocorrências inesperadas.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A avaliação do processo de planejamento é um importante momento para retomada de ações e realinhamento de metas e objetivos. Acerca do papel da avaliação no planejamento participativo, julgue os itens que se seguem.

O controle e a avaliação independem das informações sobre o andamento dos trabalhos. Necessitam apenas ter como base o projeto pedagógico curricular.

Resolva a questão aqui ›


Questão de Arquivologia

Formar as classes do plano de classificação posteriormente; criar consistências quanto aos sucessivos níveis de subdivisões das classes; estabelecer cabeçalhos separados tanto para as atividades auxiliares e as substantivas, quanto para os documentos importantes relativos a políticas, métodos, programas e semelhantes - são pontos a considerar para a criação de um sistema de classificação de documentos baseado na análise de suas:

Resolva a questão aqui ›


Julgue os próximos itens, a respeito das ideias do texto CB1A4-I.

Os acontecimentos narrados no quinto parágrafo são resultado da “transformação” (l.21) que o narrador relata ter sofrido em decorrência da mudança do espelho para seu quarto.

Resolva a questão aqui ›