Leia o TEXTO I antes de responder as questões DE 21 A 35
Para fazer uma avaliação das competências de leitura, na abordagem do Texto I, o(a) professor(a) atualizado(a) com as pesquisas da área deve considerar os princípios destacados nas passagens a seguir, EXCETO
Ao promover a interação entre os indivíduos, a leitura, compreendida não só como leitura da palavra mas também como leitura do mundo, deve ser atividade constitutiva de sujeitos capazes de inteligir o mundo e nele atuar como cidadãos
O leitor não é apenas um decifrador de sinais, um decodificador da palavra. Busca uma compreensão do texto, dialogando com ele, recriando sentidos nele implicitados, fazendo inferências, estabelecendo relações, mobilizando conhecimentos para dar coerência às possibilidades significativas do texto.
Ler é um processo de interlocução entre leitor e autor mediado pelo texto, pois é preciso reconhecer no texto o tipo de leitura que o autor pretendia, e decidir entregar-se a essa leitura ou rebelar-se contra ela, propondo uma outra não prevista.
A maturidade do leitor é construída ao longo da intimidade com muitos textos; só podemos considerar como um leitor maduro aquele que a cada nova leitura desloca e altera o significado do que já leu, tornando mais profunda sua compreensão dos livros, das pessoas e da vida.
A leitura é uma prática social de alcance político, por isso é preciso clareza quanto aos papéis que definem o ato de ler: o professor controla os significados; o autor oferece as pistas do que é veiculado no texto; e o aluno, menos experiente, tem a função de despertar o sentido do texto.
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