Com referência às idéias desenvolvidas no texto, julgue o...

Com referência às idéias desenvolvidas no texto, julgue os itens a seguir.

Segundo o penúltimo parágrafo do texto, a auto-suficiência energética é o único caminho para o desenvolvimento brasileiro.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Assinale a alternativa que indica testes laboratoriais utilizados somente na etapa de triagem, para o diagnóstico de infecção pelo HTLV-I/II.

Resolva a questão aqui ›


Em 2004, o jornal Accident Analysis and Prevention publicou um estudo acerca da associação entre a localização do assento dos ocupantes dos carros e o risco de morte e de ferimentos sérios em casos de acidentes de trânsito, cujos dados, com adaptações, são apresentados abaixo. No período considerado pelo estudo, 40% do total de usuários de carros usava os assentos da parte traseira dos veículos e o restante usava os assentos da parte dianteira. Por meio de seleção aleatória, o estudo observou usuários dessa população, considerando como fator de estratificação a localização do assento utilizado. A tabela abaixo apresenta a distribuição das idades dos usuários em cada um dos estratos. Ela também apresenta o número observado de usuários em cada estrato e os números de casos observados de mortos e de gravemente feridos.

De acordo com as informações acima, julgue os itens que se seguem.

Estimou-se que 4% do total de usuários da população estudada tinha entre 60 e 80 anos de idade na época do estudo.

Resolva a questão aqui ›


O Decreto N. 99.556, de 1º de outubro de 1990, dispõe sobre a proteção das cavidades naturais subterrâneas existentes no território nacional. Entende-se por cavidade natural subterrânea todo e qualquer espaço subterrâneo acessível pelo ser humano, com ou sem abertura identifi cada, popularmente conhecido como caverna, gruta, lapa, toca, abismo, furna ou buraco, incluindo seu ambiente, conteúdo mineral e hídrico, a fauna e a fl ora ali encontrados e o corpo rochoso onde os mesmos se inserem, desde que tenham sido formados por processos naturais, independentemente de suas dimensões ou tipo de rocha encaixante. Com relação às cavidades naturais subterrâneas existentes no território nacional, é incorreto afi rmar que:

Resolva a questão aqui ›