Leia o Texto II para responder as questões de 36 a 50....

Leia o Texto II para responder as questões de 36 a 50.

Ao longo do Texto II o autor articula exemplos práticos da língua com generalizações conceituais, desenvolvendo uma argumentação que vai da informação particular para a geral e vice-versa. Qual das passagens destacadas a seguir representa uma generalização que NÃO está ligada diretamente à variação lingüística?

  • A.

    "como a finalidade da linguagem é a comunicação, foram criados os limites finalmente aceitos por uma espécie de consenso social. Estava criada a Norma".

  • B.

    "fruto da apreensão, do juízo e do raciocínio, o homem logo desenvolveu a articulação verbal para denominar a apreensão, desenvolver o juízo e expressar o raciocínio".

  • C.

    "há, portanto, variantes dentro de uma mesma língua, que, a partir de realizações individuais, se tornam realizações coletivas".

  • D.

    "não apenas a lógica e o bom senso mas o menor esforço, mais do que a ignorância ou aversão à Norma, são responsáveis pela maior parte das mudanças e adaptações".

  • E.

    "a língua falada no Brasil pela população não-escolarizada ou escolarizada deficientemente cria particularidades que se diferenciam umas das outras e todas da Norma".

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

No padrão de rede sem fio IEEE 802.11, o protocolo IEEE 802.1x provê

Resolva a questão aqui ›


Paulo, Juiz de uma determinada comarca do Estado de São Paulo, prolatou uma decisão contra a qual cabe recurso em sentido estrito. Uma das partes interpôs o recurso no prazo legal, apresentando as suas razões e a parte contrária, por sua vez, as contrarrazões, posteriormente. Apresentadas as contrarrazões, os autos foram remetidos a Paulo que exerceu o juízo de retratação e reformou a decisão impugnada. Neste caso, a parte contrária

Resolva a questão aqui ›


Os gráficos a seguir mostram o resultado primário e o resultado nominal do setor público no Brasil, em proporção do PIB, assim como a dívida líquida do setor público, também tendo o PIB como base.

 Acerca das informações e dos gráficos apresentados e considerando os conceitos de contabilidade fiscal, julgue os itens subsecutivos.

O aumento da necessidade de financiamento do setor público verificado a partir de 2014 não teve influência da política monetária contracionista que marcou o período, tendo decorrido, essencialmente, da piora do resultado primário.

Resolva a questão aqui ›