Atenção: As questões de números 21 a 25 referem-se aos ve...

Atenção: As questões de números 21 a 25 referem-se aos verbetes abaixo, extraídos, respectivamente, de um conceituado dicionário da Língua Portuguesa e de uma coluna de aconselhamento sobre carreira e profissão publicada semanalmente em uma revista.

carisma s.m. (sXV cf. IVPM) 1 TEOL dom extraordinário e divino concedido a um crente ou grupo de crentes, para o bem da comunidade 2 soc autoridade, fascinação irresistível exercida sobre um grupo de pessoas, supostamente proveniente de poderes sobrenaturais 3 p.ana. conjunto de habilidades e/ou poder de encantar, de seduzir, que faz com que um indivíduo (p. ex., um cantor, um ator) desperte de imediato a aprovação e a simpatia das massas 4 p.ext., fascínio, fascinação 5 infrm. Obsl. m. q. EPILEPSIA. ETIM. gr. Khárisma, atos 'graça; favor, benefício' pelo lat. Charīsma, ǎtis 'dom da natureza, graça divina'. SIN/VAR ver sinonímia de epilepsia.

(Dicionário Houaiss da língua portuguesa, 2004)

CARISMA. TAMBÉM CHAMADO DE "magnetismo pessoal", o carisma é um dom que algumas pessoas têm de agradar à primeira vista, e sem ter de se esforçar para conseguir isso. A palavra veio do grego kharis, "graça". Na Ave-Maria, a expressão "cheia de graça" se traduz, literalmente, como "carismática".

(Max Gehringer. Não espere seu chefe investir em você, Revista Época, 2 de julho de 2007)

Ainda quanto ao dicionário, constata-se no verbete escolhido a presença dos seguintes itens comuns para esse tipo de palavra:

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis