Leia o TEXTO I antes de responder as questões DE 21 A 35
Discussões teóricas e estudos empíricos sobre as modalidades da língua podem inspirar tendências pedagógicas as mais diversas. Sobre essas tendências, é INCORRETO afirmar.
A pesquisa sociointeracionista vem constituindo uma tendência com forte potencial explicativo e descritivo dos fenômenos morfossintáticos, fonológicos e textuais tanto para a fala quanto para a escrita.
Uma visão dicotômica marcou os estudos lingüísticos por muito tempo se dedicando à análise das relações entre fala e escrita em dois blocos com propriedades distintas.
A abordagem da língua como fenômeno dinâmico põe foco na heterogeneidade constitutiva tanto da fala quanto da escrita e tem forte preocupação com os processos de produção e com os contextos sócio-históricos.
numa tendência forte das pesquisas de cunho culturalista, a escrita representa um avanço na capacidade cognitiva dos indivíduos e, como tal, uma evolução nos processos relativos ao pensamento em geral.
na perspectiva variacionista, há variação tanto na fala como na escrita, e todas as variedades submetem-se a algum tipo de norma, o que evita o equívoco de identificar a língua escrita como equivalente à língua padrão.
Navegue em mais questões
{TITLE}
{CONTENT}