Leia o Texto II para responder as questões de 36 a 50.
Os princípios que sustentam a abordagem da língua como um fenômeno heterogêneo tornaram-se mais conhecidos no ambiente acadêmico brasileiro, nas últimas décadas do século XX. Desde então, o tratamento da língua em sua diversidade na aula de português tem encontrado dois extremos problemáticos: de um lado, a adesão não reflexiva e, de outro, a rejeição cega. As considerações a seguir representam alguns equívocos característicos dessa recepção apressada, EXCETO.
As definições tradicionais, a mecânica da análise lexical e da análise sintática não dizem nada sobre a língua.
Não é mais objetivo da escola ensinar e criar condições para que o português padrão seja aprendido.
O ensino com base em classificações e nomenclaturas gramaticais era melhor, porque ajudava as crianças a ler e escrever.
A norma padrão não é a língua materna de ninguém, é uma abstração que retrata o ideal de língua numa determinada época.
Hoje em dia, idealiza-se tudo o que é popular, inclusive a ignorância, como se falar errado fosse um atributo do povo, e não um problema.
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