Leia o TEXTO I antes de responder as questões DE 21 A 35
Um dos equívocos da interpretação do conceito de letramento está na frouxa relação que se tem estabelecido entre a abordagem das práticas de leitura e escrita e o tratamento de questões gramaticais e ortográficas no ensino da Língua Portuguesa. Para não negligenciar a gramática e a ortografia, o professor deve considerar as passagens a seguir, EXCETO.
A língua é ao mesmo tempo uma realidade formal e uma realidade sócio-comunicativa e esquecer uma dessas faces é abordar a língua parcialmente.
A sociedade põe valor numa determinada forma de realização da língua e ter acesso à forma da língua socialmente prestigiada é um direito do aprendiz.
Explorar os recursos gramaticais da língua para fins expressivos, estéticos ou persuasivos é uma habilidade que só interessa à atividade dos especialistas.
Confundir gramática com nomenclatura é baratear a estrutura da língua e tem sido uma atitude que limita a manipulação de alguns de seus recursos.
Escrever ortograficamente é um ganho para o exercício da escrita padrão, e pôr a ênfase do ensino na diversidade dos usos da língua não desfaz esse mister.
Navegue em mais questões
{TITLE}
{CONTENT}