O texto abaixo serve de base para as questões 14 a 30....

O texto abaixo serve de base para as questões 14 a 30.

HAMBÚRGUER
                                        Márcio Bueno, A origem curiosa das palavras

             Sanduíche de carne moída, temperada, ligada com ovo, amoldada em bife e frita na chapa. Em países de língua inglesa, há quem entenda que hamburger, se não é atualmente, pelo menos na sua origem foi um sanduíche de ham (presunto, em inglês) com burger (que deveria ser carne). A impressão foi reforçada quando surgiram variedades como o eggburger (ovo com carne) e o cheeseburger (queijo com carne). Mas a história é bem diferente – hambúrguer nunca teve qualquer relação com o presunto. Tudo começou com nômades da Europa Oriental e Ásia, que costumavam comer carne crua finamente cortada. Inspirados neste hábito, no início do século XVIII marinheiros alemães do porto de Hamburgo inovaram, passando a cozinhar a carne. Quem levou para os Estados Unidos a receita de carne moída temperada, amassada em bolinhos redondos e frita como um bife, foram imigrantes alemães. O alimento começou a ser chamado de Hamburg steak (bife de Hamburgo), nome que em pouco tempo foi encurtado para hamburger. Com certa freqüência divulga-se que o sanduíche foi inventado nos Estados Unidos, mas a participação dos norte-americanos foi apenas juntar ao bife o pão.

A frase abaixo que foi escrita de forma correta, segundo a norma culta da língua, é:

  • A.

    Por hora, o hambúrguer tem um preço relativamente baixo, mas futuramente, quem sabe?

  • B.

    O nutricionista falou a cerca dos malefícios da carne gorda na alimentação;

  • C.

    O aluno reaveu o hambúrguer perdido no pátio do colégio, durante o recreio;

  • D.

    Não se deram ao aluno premiado novos sanduíches;

  • E.

    Não se deve fumar, sobre tudo em ambientes fechados.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

As atividades de auditoria realizadas por servidores em exercício nos Órgãos central, setoriais, unidades regionais ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, sobre informações obtidas por meio de exame de processos e por meio eletrônico, específico das unidades ou entidades federais, cujo custo-benefício não justifica o deslocamento de uma equipe para o órgão, podem ser classificadas como Auditoria:

Resolva a questão aqui ›


A partir da constatação da autora, julgue os itens que se seguem.

Para as elites brasileiras, a melhoria das condições de vida implica a adoção de políticas de redistribuição de renda (como os programas atuais de transferência de renda), porém não de redistribuição de patrimônio, associadas a políticas de educação de qualidade.

Resolva a questão aqui ›


Quanto à relação entre os processos de respiração pulmonar e circulação, assinale a alternativa correta:

Resolva a questão aqui ›