Leia o TEXTO I antes de responder as questões DE 21 A 35
Na abordagem do Texto I, uma das alternativas a seguir NÃO corresponde à compreensão de elementos importantes para uma ação pedagógica que considere criticamente o ensino da língua na perspectiva do letramento. Assinale-a.
A delicada condição de subalternidade da pessoa que não manipula a escrita com autonomia deve ser considerada num processo pedagógico que privilegia a participação em práticas sociais de linguagem
A participação através da oralidade nos contextos dominados pela escrita é um elemento que restringe a entrada e o desenvolvimento dos sujeitos numa sociedade grafocêntrica.
Os usos públicos e formais da leitura e da escrita atuam fortemente sobre a expressão oral, gerando expectativas, impondo modelos de comportamento verbal e demandas de regulação lingüística.
A definição teórica de que não há maior valia da escrita sobre a oralidade não muda o fato de que, na prática, a sociedade reserva um valor especial para o uso padrão da modalidade escrita.
A necessidade de transcender ao estado de maior dependência do aprendiz em contextos letrados é um dos lados críticos das práticas de ensino centradas na perspectiva do letramento.
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