Atenção: As questões de números 1 a 20 referem-se ao text...

Atenção: As questões de números 1 a 20 referem-se ao texto apresentado abaixo.

O específico segredo a que se refere o autor no título do texto representa-se conceitualmente em vários momentos de sua argumentação, tal como ocorre na seguinte frase:

  • A.

    Massas inteiras se encontraram, assim, paradoxalmente livres da servidão, mas obrigadas a vender seu trabalho para sobreviver.

  • B.

    O navio tornava-se uma metáfora de toda a África subsaariana: ilha à deriva, mistura de leprosário com campo de extermínio e reserva de mão-de-obra para migrações desesperadas.

  • C.

    Para que ganhássemos nosso mundo moderno, foi necessário, por exemplo, que os servos feudais fossem, à força, expropriados do pedacinho de terra que podiam cultivar para sustentar-se.

  • D.

    Ao que parece, o século XX pediu uma espécie de segunda rodada, um ajuste: a criação de sujeitos descartáveis globais para um capitalismo enfim global.

  • E.

    Trata-se de alimentar um sonho infinito de perfectibilidade e, portanto, uma insatisfação radical.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considerando o texto apresentado e os vários aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Quase todos os compositores importantes do barroco francês trabalharam na corte do rei Louis XIV, dedicando-se, por determinação do rei, exclusivamente à composição de motetos no âmbito sacro, e não de missas.

Resolva a questão aqui ›


Em razão dos negócios serem fechados rapidamente, não tendo as partes tempo hábil para discutir detalhes contratuais, os contratos VCP são, frequentemente, celebrados com o uso de um formulário padrão. Um tipo de formulário padrão para esses contratos, adotado no transporte de petróleo e seus derivados, é denominado

Resolva a questão aqui ›


Uma paciente primigesta, de 25 anos de idade, com 28 semanas de gestação, chega à consulta com febre e dor nos ângulos costovertebrais. Após investigação, foi feito o diagnóstico de piolonefrite aguda. É iniciada a administração de ceftriaxona para o tratamento. O feto apresenta vitalidade, desenvolvimento normal, BCF em torno de 148 por minuto, com útero materno regular. Após dois dias do início da administração do antibiótico, a paciente retorna com disfunção respiratória.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A estreptomicina, a ciprofloxacina e o cloranfenicol são preferíveis à ceftriaxona para o tratamento das pielonefrites em gestantes, por serem mais seguros para o feto, em relação à toxicidade e à teratogenicidade.

Resolva a questão aqui ›