Analise as seguintes afirmações, acerca de alguns element...

Analise as seguintes afirmações, acerca de alguns elementos lingüísticos presentes no Texto 1.

1. No trecho: "Assim, diz-se que nós falamos vou no correio, mas o certo é vou aos correios, que é como se escreve.," a opção pela construção sublinhada indica que o conteúdo do que é dito não é de autoria particular.

2. No trecho: "As pessoas geralmente não colocam as coisas nesses termos; antes, dizem que existe um português correto e um português errado", o termo sublinhado tem valor temporal, indicando que a afirmação de que existe um português correto e um português errado é feita em um momento anterior no tempo.

3. O uso da primeira pessoa do plural no trecho: "trata-se da nossa língua nativa, a única que nós (os 170 milhões) falamos realmente bem e à vontade". indica que o autor se inclui naquilo que enuncia.

4. No trecho: "Mas construções como me empresta os disquete são usadas universalmente − ou seja, por toda a população − em situações normais de fala". a expressão sublinhada introduz uma explicitação.

Estão corretas:

  • A.

    2 e 3, apenas.

  • B.

    2, 3 e 4, apenas.

  • C.

    1, 2 e 4, apenas.

  • D.

    1, 3 e 4, apenas.

  • E.

    1, 2, 3 e 4.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A tabela acima mostra dados do Boletim de Conjuntura Econômica do Estado da Bahia de setembro de 2012. Com base nessa tabela, julgue os itens subsequentes.

O IPC apontado na tabela indica aumento de 5,68% nos preços da cesta de consumo das populações assalariadas e com baixo rendimento.

Resolva a questão aqui ›


Um diretor de Recursos Humanos, a fim de contribuir para a melhoria do desempenho de sua organização, deve ocupar-se em conhecer a sua cultura corporativa, observando, dentre outros, o seguinte fator que a compõe:

Resolva a questão aqui ›


Acerca da epidemiologia dos acidentes de trabalho, julgue os itens que se seguem. Teoricamente, os sistemas de informações sobre acidentes do trabalho no Brasil deveriam gerar dados suficientes para estudos epidemiológicos, mas, na prática, esses sistemas mostram-se parciais, não se relacionam entre si e não cobrem a totalidade de trabalhadores.

Resolva a questão aqui ›