Com a leitura do parágrafo que contém a oração porque c...

Com a leitura do parágrafo que contém a oração “porque criou alternativa de emprego e renda para a população do estado.” (l. 13-14) pode-se inferir que, no texto, a outra alternativa seria

  • A.

    buscar outra fonte de renda.

  • B.

    desmatar a floresta.

  • C.

    emigrar para outro estado.

  • D.

    trabalhar na Zona Franca.

  • E.

    ser funcionário público.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Mas já que se falou em morrer, em se tratando de Morte o poeta Pedro Nava comparece e fica triste. Porque se trata de um ser votado à Morte, tanto em sua profissão, onde luta exemplarmente contra ela, como em sua poesia, onde é todo dela. Pedro Nava é o criador da idéia sinistra do defunto que todos nós carregamos conosco, a quem damos de comer e beber e para quem arranjamos mulher; o defunto que se senta e se levanta, anda na rua, vai ao cinema, escova os dentes e, no fim da noite, se deita imóvel para imitar o descanso eterno. O trecho acima destacado possui três períodos. Um desses três períodos está reescrito em cada uma das alternativas abaixo.

Assinale, dessas alternativas, a CORRETA, ou seja, aquela em que o sentido do período original não é alterado nem há erro de colocação pronominal, ou no emprego dos pronomes relativos ou demonstrativos.

Resolva a questão aqui ›


Em relação ao texto acima e ao tema nele abordado, julgue os itens a seguir.

A expansão do sistema educacional brasileiro, especialmente nas redes escolares públicas, resultou na eliminação quase total das diferenças quanto a acesso e permanência nas escolas e desempenho escolar de brancos, negros e pardos. Essa realidade transportou-se para o mercado de trabalho, como demonstra a igualdade de salários pagos a cidadãos de diferentes raças.

Resolva a questão aqui ›


A figura abaixo ilustra o comportamento padrão deflúvio/aflúvio da represa de Sobradinho – BA (média dos anos de 1977 a 1989).

 Com relação aos dados apresentados e à temática a eles pertinente, julgue os itens subseqüentes.

Os dados da figura são fundamentais para o diagnóstico da disponibilidade de recursos hídricos a jusante da barragem e para a definição de políticas de desenvolvimento sustentável para a região.

Resolva a questão aqui ›