Leia o TEXTO I antes de responder as questões DE 21 A 35...

Leia o TEXTO I antes de responder as questões DE 21 A 35

 

Sobre o TEXTO I, é CORRETO afirmar que

  • A.

    não apresenta coerência/coesão porque não obedece a regras convencionais da escrita e se constitui num conjunto de transgressões à norma padrão

  • B.

    os problemas de coesão/coerência desse texto retratam o universo caótico e multifacetado característico da expressão oral da língua.

  • C.

    algumas atividades de retextualização garantiriam uma apresentação melhor deste texto, que apresenta, de forma confusa, elementos da oralidade.

  • D.

    no texto, muitas vozes se cruzam numa seqüência de diálogos e enunciações paralelas que soam misturadas por força da linearidade da escrita.

  • E.

    para compreender este texto, precisamos limpar os elementos de oralidade que constituem o lado desordenado da comunicação cotidiana

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Lúcia tem 12 anos de idade, é de nível socioeconômico médio e reside com os pais e dois irmãos de 9 e de 10 anos. Diagnosticou-se que Lúcia tem um tipo de câncer que está sendo tratado inicialmente com quimioterapia e que, se necessário, será tratado com cirurgia. A criança está apresentando náusea, recusa alimentar e ansiedade antecipatória às sessões de quimioterapia. Desde que houve o diagnóstico, o pai tem referido dores no estômago e a mãe tem tido excessiva queda de cabelos e muita dor de cabeça. Os pais estão temerosos sobre o resultado do tratamento, ansiosos, insones, inapetentes, irritados e pouco disponíveis para realizar atividades rotineiras com os outros filhos. O caçula da família começou também a recusar refeições, fazer demandas para dormir no quarto dos pais e seu rendimento escolar caiu muito no último bimestre. A avó materna, uma senhora aposentada, saudável e bem disposta, ofereceu-se para passar uma temporada na casa da família e ajudar com as demandas da rotina doméstica, do tratamento e das outras crianças. Os pais de Lúcia recusaram a ajuda porque não queriam expor a mãe e sogra ao estresse gerado pela experiência do câncer na família.

Acerca do caso hipotético relatado, julgue os itens que se seguem.

Os pais necessitam de uma rede de apoio social que os auxilie na administração da rotina doméstica e nos cuidados com Lúcia.

Resolva a questão aqui ›


READ TEXT I AND ANSWER QUESTIONS 11 TO 14:

The Peruvian area is described as being:

Resolva a questão aqui ›