A modificação que altera o sentido do enunciado em A eq...

A modificação que altera o sentido do enunciado em “A equipe subiu o morro, escolheu a protagonista e passou a registrar o cotidiano de vida, trabalho e lazer daquela jovem.O resultado, exibido em horário nobre na BBC-2 (eu estava morando na Inglaterra quando passou), foi um documentário deliciosamente incongruente e que acabou fugindo por completo do controle de seus idealizadores” (1º parágrafo) acha-se proposta na seguinte alternativa:
  • A. substituir “daquela jovem” pelo pronome átono “lhe” enclítico a “registrar”;
  • B. deslocar “o resultado” para a posição imediatamente após o trecho entre parênteses;
  • C. reescrever a locução verbal “estava morando” como “morava”;
  • D. comutar o adjetivo “incongruente” pela forma “inconsequente”;
  • E. alterar a regência de “fugindo” para “fugindo a”.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A respeito de suicídio, julgue o próximo item. Idade acima dos 45 anos, gênero masculino, dependência de álcool e comportamento violento são fatores associados a um alto risco de suicídio.

Resolva a questão aqui ›


Acerca da síndrome do anticorpo antifosfolipídio, julgue os itens subsequentes. A hidroxicloroquina, amplamente utilizada em casos de doenças autoimunes, está contraindicada para pacientes com síndrome antifosfolipídio por suas propriedades imunomoduladoras e trombóticas.

Resolva a questão aqui ›


As desigualdades sociais e regionais, a pobreza extrema, a grande concentração de renda e estoque de riquezas, a insegurança nos trabalhos e nas ruas, as discriminações de raça, gênero e idade, a baixa qualidade dos serviços públicos, entre outros problemas da sociedade brasileira, são fenômenos inadmissíveis. No entanto, apesar dos avanços na sua compreensão, ainda não foi possível romper estruturalmente com esse quadro de mazelas econômicas e sociais que assolam o cotidiano do país.

                                                IPEA. Políticas sociais. Acompanhamento e análise.

                                                Edição Especial. N.º 13, p. 7 (com adaptações).

Com relação ao conjunto das políticas sociais brasileiras, julgue os itens a seguir.

A previdência social oferece 10 modalidades de benefícios além da aposentadoria, entre os quais destaca-se o auxíliodoença acidentário, concedido ao segurado incapacitado para o trabalho em decorrência de acidente de trabalho ou de doença profissional, para o qual não se exige tempo mínimo de contribuição.

Resolva a questão aqui ›