Escolarização e crescimento econômico                   ...

Escolarização e crescimento econômico

                        Não podemos justificar o desenvolvimento escolar apenas pelas possibilidades de crescimento econômico que ele gera. Ao contrário, o crescimento econômico só é justificável pelo desenvolvimento social, educacional inclusive, que ele propicia. Entretanto, não podemos ignorar a relação direta existente entre a melhoria do sistema escolar e o desenvolvimento econômico. 
                       Diversos especialistas têm se dedicado a estudar o impacto econômico dos investimentos em educação escolar. Embora suas conclusões quantitativas sejam dependentes de opções ideológicas automaticamente embutidas nas análises matemáticas, especialmente quando envolvem a relação entre a distribuição de renda e a escolaridade, um ponto é comum a todos eles: investimentos em educação escolar provocam crescimento econômico. A taxa de crescimento econômico varia de país para país, de época para época, e depende do nível de escolaridade da população. Em termos aproximados, essa variação está entre cerca de 10%, no caso do ensino superior nos países ricos, e cerca de 30%, no caso do ensino básico nos países pobres. 
                        Esse retorno econômico é um reflexo em escala nacional do aumento da renda individual com o aumento da escolaridade do trabalhador. Cada ano a mais de escolaridade garante um aumento individual de renda que varia entre cerca de 5% a 10%, no caso de países com fortes mecanismos de controle de renda e sistemas escolares muito organizados, há cerca de 100%, no caso do ensino fundamental em países pobres de populações subescolarizadas. 

(Otaviano Helene)

"no caso de países com fortes mecanismos de controle de renda e sistemas escolares muito organizados,..." O termo grifado no trecho acima como elemento coesivo de um texto indica:

  • A.

    contrariedade

  • B.

    conseqüência

  • C.

    causa

  • D.

    adição

  • E.

    finalidade

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Há uma linha de pensamento predominante que divide em dois tipos o romance brasileiro: os romances de características sociais e regionais e os romances de sondagem psicológica. Esta é uma divisão que aponta para um certo didatismo, mas é precária e redutora. Analise as afirmativas, a respeito das trilhas do romance na literatura brasileira, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) São Bernardo e Fogo Morto são romances didáticos e precários já que oscilam entre a representação da regionalidade e a sondagem psicológica;

( ) As idéias de Lucien Goldmann podem contribuir na discussão, já que este pensandor francês parte da idéia de haver uma tensão entre o escritor e a sociedade.

( ) A mediação entre o psicossocial e o artístico faz-se sempre do mesmo modo, sem permitir ao romancista a liberdade criativa.

( ) Nos romances de tensão crítica, os fatos assumem significação menos ingênua e permitem revelar contradições da sociedade e os prejuízos que causam no sujeito.

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