Portanto, fujamos dessa pressa incentivadora maior da an...

Língua Portuguesa - Interpretação de Texto - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009 - DECEA - Técnico em Programação Operacional de Defesa Aérea

“Portanto, fujamos dessa pressa incentivadora maior da ansiedade que penaliza a nossa capacidade de contemplar,” (l. 46-48)

De acordo com a norma padrão, os termos em destaque podem ser corretamente substituídos por

  • A.

    foge / sua.

  • B.

    foge / tua.

  • C.

    fuja / tua.

  • D.

    fujas / tua.

  • E.

    fujam / vossas.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O início de 2011 foi marcado pela intensa discussão acerca da valorização do real em relação ao dólar. A indústria manufatureira nacional se ressente da perda de competitividade das suas exportações e do ganho de competitividade dos produtos importados no mercado interno brasileiro. Tais fenômenos decorrem diretamente da valorização do real. Acerca da política cambial brasileira, julgue os itens a seguir.

É vedado o pagamento de importações, por empresas brasileiras, antes do embarque das respectivas cargas no exterior.

Resolva a questão aqui ›


Questão de Medicina

Sobre a síndrome de Guillain-Barré em crianças, analise as afirmativas a seguir.

I. É a causa mais comum de paralisia flácida, fraqueza muscular progressiva ascendente, bilateral e simétrica das extremidades, com envolvimento dos pares cranianos, parestesia distal e dor neuropática. As duas principais formas de apresentação são a polineuropatia aguda, inflamatória, desmielinizante (AIDP) seguida da neuropatia axonal, aguda motora (AMAN). Há também a síndrome de Miller-Fischer (SMF) e a neuropatia axonal, aguda, sensitiva-motora (AMSAN). A AIDP é a mais comum (85-90%) e corresponde ao quadro clínico citado acima. A AMAN, segunda mais comum (10-20%), não é necessariamente grave e está mais ligada à infecção prévia por Campylobacter jejuni.

II. O tratamento é feito com imunoglobulina intravenosa (IgIV) ou plasmaferese, mas eles não têm a mesma eficácia. A dose preconizada de IgIV é de 2g/kg, dividida em cinco doses, uma vez ao dia. Já da plasmaferese, o recomendado é realizar cinco sessões em um período de duas semanas, totalizando a troca de cinco volumes de plasma. Deve-se também ofertar todo o suporte ventilatório e o controle da dor que forem necessários.

III. A maior parte dos casos é precedida por infecções do trato respiratório superior ou diarreia. Os principais agentes associados são Campylobacter jejuni e citomegalovírus.

IV. O diagnóstico é clínico, mas os principais exames complementares solicitados são eletroneuromiografia (ENMG) e análise do líquor. No primeiro, há alterações específicas para cada forma clínica e no líquor, o principal achado é a diminuição de proteínas com contagem de leucócitos normal. No exame neurológico, observa-se debilidade assimétrica dos membros inferiores com reflexos osteotendinosos ausentes ou diminuídos e dor neuropática. A escala Hughes é usada para avaliar o comprometimento motor. O diagnóstico diferencial é realizado com todas as causas de paralisia flácida, principalmente meningoencefalite, poliomielite, botulismo, miastenia grave e miosite aguda infecciosa.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

Resolva a questão aqui ›


No contexto do tratamento de impasses (deadlock) no controle de concorrência de banco de dados, considere o seguinte grafo espera-por:

Nesse instante, para o banco de dados continuar funcionando

Resolva a questão aqui ›