O estilo de Dalton Trevisan guarda as características de um texto de vídeo, de cinema ou de televisão, produzido em lances rápidos, com frases pequenas, poucos elementos de coesão textual e muitas orações coordenadas. Abaixo foram transcritos trechos do texto e, ao lado de cada um, foi dada uma redação em que as relações de sentido estão assinaladas por elementos de coesão, guardando-se sempre o sentido original. Das redações dadas, aquela em que foi alterado o sentido original é:
“Já no carro a metade do corpo, protestou o motorista: quem pagaria a corrida?” (5º parágrafo) / Depois que a metade do corpo já estava no carro, o motorista protestou, perguntando a quem caberia pagar a corrida.
“Ocupado o café próximo pelas pessoas que vieram apreciar o incidente e, agora, comendo e bebendo, gozavam as delícias da noite.” (7º parágrafo) / O café próximo foi ocupado pelas pessoas que vieram apreciar o incidente e que, agora, enquanto comiam e bebiam, gozavam as delícias da noite.
“Um terceiro sugeriu que lhe examinassem os papéis, retirados - com vários objetos - de seus bolsos e alinhados sobre a camisa branca.” (8º parágrafo) / Um terceiro sugeriu que lhe examinassem os papéis, os quais foram retirados, junto com vários objetos, de seus bolsos e, em seguida, alinhados sobre a camisa branca.
“Um senhor piedoso despiu o paletó de Dario para lhe sustentar a cabeça. Cruzou as suas mãos no peito. Não pôde fechar os olhos nem a boca, onde a espuma tinha desaparecido.” (12º parágrafo) / Um senhor piedoso despiu o paletó de Dario para lhe sustentar a cabeça e ainda cruzou as suas mãos no peito, mas não pôde fechar-lhe os olhos nem a boca, de onde a espuma tinha desaparecido.
“Apenas um homem morto, e a multidão se espalhou, as mesas do café ficaram vazias.” (12º parágrafo) / Embora fosse agora apenas um homem morto, a multidão se espalhou e as mesas do café ficaram vazias.
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