Com relação às ideias do texto acima, assinale a opção in...

Com relação às ideias do texto acima, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Infere-se das informações do texto que o "espírito monárquico" (l.2-3) se manifestava na forma de um poder centralizado, em que as províncias eram governadas por pessoas indicadas pelo imperador.

  • B.

    Depreende-se das informações do texto que a Constituição decorrente da Revolução de 30 era sólida e alcançou a credibilidade junto ao povo.

  • C.

    Infere-se das informações do texto que a Constituição de 1988 não é concisa.

  • D.

    Depreende-se das informações do texto que a Constituição de 1967 foi adulterada ao receber uma emenda.

  • E.

    A palavra "anêmica" (l.31) está sendo empregada em sentido conotativo.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A proliferação dos documentos levou, pois, os arquivistas a encarregarem-se dos "arquivos vivos", a aplicarem-lhes a sua competência e a desenvolverem sobre eles novas capacidades. (...) E mesmo quando um arquivista pratica apenas a sua profissão em arquivos históricos, ele já não pode ignorar uma ou outra componente de sua missão. (...) O arquivista moderno pode contar com vários dados adquiridos. Assim, a utilidade da sua função é incontestável, quer seja como colaborador da administração, como responsável dos arquivos a conservar ou como apoio à investigação. As tarefas ligadas a essas funções modificaram-se consideravelmente. O arquivista é doravante considerado especialista no que se refere ao conjunto das suas responsabilidades, e isso quaisquer que sejam os termos pelos quais é designada a sua função.

(Rousseau, J. e Couture, C. Os Fundamentos da Disciplina Arquivística)
Levando em consideração o texto acima, analise as afirmativas a seguir:

I. Colaborar na administração tornou-se a principal competência do arquivista moderno.
II. No atual contexto, as atribuições do arquivista ampliaram-se, transformando-o em gestor de documentos e da informação.
III. A multiplicidade de funções adquiridas pelo arquivista na atualidade irá direcioná-lo para sua especialização na investigação histórica.

Assinale:

Resolva a questão aqui ›


No âmbito federal sobreveio a Lei no 9.784/1999, que foi muito bem recebida, porquanto tem por objetivo a proteção dos direitos dos administrados e o melhor cumprimento dos fins da administração. Para o alcance de referidos objetivos, o diploma legal elenca diversos princípios informadores da atuação da Administração, dentre eles o princípio da

Resolva a questão aqui ›


Acerca dos estudos de antropologia urbana, julgue os itens que se seguem.

Uma das linhas de estudo da antropologia urbana são as pesquisas a respeito da migração campo-cidade.

Resolva a questão aqui ›