Atenção: As questões de números 1 a 8 baseiam-se no texto apresentado abaixo.


Ou seja, a natureza não dá mais conta de repor tudo o que o bicho-homem tira dela. (1o parágrafo)
A expressão grifada acima assinala
Atenção: As questões de números 1 a 8 baseiam-se no texto apresentado abaixo.


Ou seja, a natureza não dá mais conta de repor tudo o que o bicho-homem tira dela. (1o parágrafo)
A expressão grifada acima assinala
O texto é um depoimento a respeito da prática de ensino de uma professora, D. Licinha, que 
Acerca das ideias do texto, julgue os itens a seguir.
De acordo com o autor do texto, o “descrédito” (l.24) da palavra “liquidação” decorre da falta de confiança dos consumidores nos estabelecimentos comerciais.
Acerca das ideias do texto, julgue os itens a seguir.
Com o comentário “pelo menos no âmbito da publicidade” (l.22-23), o autor sugere que a redução de preços anunciada nas propagandas pode, de fato, não ocorrer nas lojas.
Compreende-se do texto que
Assinale a alternativa na qual as afirmativas 1 e 2 estão corretas, de acordo com o Texto 1.
Leia o fragmento do texto 1, a seguir.
A violência no Brasil, em especial a criminalidade violenta, cresceu muito nos últimos anos. Vários estudos têm comprovado, sistematicamente, que os jovens são as maiores vítimas deste tipo de violência. A escassez de políticas públicas destinadas a esse segmento populacional, um grande número de armas disponíveis (e sem controle do Estado) e o adensamento do tráfico de drogas, principalmente nas periferias das grandes cidades, são fatores que contribuem para a vitimização juvenil. Esses ingredientes articulados respondem por altas taxas de letalidade desta população. [...]
Sobre os termos destacados, é correto afirmar que:...
A respeito do texto, pode-se concluir que
Assinale a alternativa correta quanto à pontuação 
De acordo com as ideias apresentadas no texto, julgue os itens que se seguem.
A valorização, pelo consumidor, do trabalho de empresas que demonstram responsabilidade social e ambiental está ligada à conscientização desse consumidor acerca de seu poder de influenciar o mercado.