
Ao contrapor conceitos herdados e intelectualismos abstratos, de um lado, e a sensibilidade para com o processo do devir, de outro, a autora afirma a opção de Sérgio Buarque de Holanda

Ao contrapor conceitos herdados e intelectualismos abstratos, de um lado, e a sensibilidade para com o processo do devir, de outro, a autora afirma a opção de Sérgio Buarque de Holanda

Como historiador quis elaborar formas de apreensão do mutável, do transitório e de processos ainda incipientes no vir a ser da sociedade brasileira.
A frase acima está corretamente reescrita, preservando-se em linhas gerais o sentido original, em:
O segmento cujo sentido está corretamente expresso em outras palavras é:
Leia atentamente as afirmações a seguir.
I. O segmento grifado em as canoas [...] eram presas a troncos de árvores, com o auxílio de cordas ou cipós (primeiro parágrafo) pode ser substituído por auxiliadas consoante, sem prejuízo para a correção e a clareza.
II. Em Os densos nevoeiros, que se acumulam sobre os rios (primeiro parágrafo), o segmento grifado pode ser substituído, sem prejuízo para a correção e o sentido, por acumulados.
III. A expressão De qualquer modo, no último parágrafo, é equivalente a Em todo caso.
Está correto o que se afirma em
No segundo parágrafo, em sua argumentação contra a pena de morte, Voltaire refuta a tese segundo a qual
Atente para as seguintes afirmações:
I. O caso dos quakers é lembrado para exemplificar a mesma convicção sustentada por outra coletividade, a dos brâmanes.
II. A pena de talião é refutada por Voltaire porque ele, a par de considerá-la eficaz, julga-a ilegítima e excessivamente cruel.
III. O caso da Rússia serve a Voltaire para demonstrar que uma pena exemplar, cumprida em vida, é também índice de civilização.
Em relação ao texto, está correto o que se afirma APENAS em
Em relação ao quarto parágrafo, é correto afirmar que Voltaire se vale do seguinte procedimento:
Considerando-se o contexto, mostra-se adequada compreensão do sentido de um segmento em:
É correto concluir da argumentação de Voltaire, tomando-se o conjunto do texto:
Nas palavras que prefaciam sua obra, Carlos Drummond