Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto a...

Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 9 a 18.

Depreende-se das informações do texto que, no Brasil, os fatores que prejudicam o IDEB nacional são repetência, evasão escolar e rendimento escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Chauí afirma que “quando Darwin elaborou a teoria biológica da evolução das espécies, o modelo de explicação usado por ele permitia-lhe supor que o processo evolutivo ocorria por seleção natural dos mais aptos à sobrevivência. Na mesma época a sociedade capitalista estava convencida de que o progresso social e histórico provinha da competição e da concorrência entre os indivíduos, segundo a lei econômica da oferta e da procura. Um filósofo, Spencer, aplicou, então, a teoria darwiniana à sociedade: nesta, os mais “aptos” (isto é, os mais capazes de competir e concorrer) tornam-se naturalmente superiores aos outros, vencendo-os em riqueza, privilégios e poder”.

Essa atitude do filósofo Spencer pode ser considerada

Resolva a questão aqui ›


A carga total de sedimento transportado por um rio é dividida em três parcelas: carga sólida de arrasto, carga sólida saltante e carga sólida em suspensão. Conhecer o comportamento, a qualidade e a quantidade de sedimento transportado por um rio é de fundamental importância para estudos na bacia, para projetos de obras hidráulicas, estudos ambientais e usos dos recursos hídricos. Com respeito à quantificação da carga sólida de um rio, julgue os itens a seguir.

A garrafa Delft é um instrumento utilizado para a medição da concentração da carga sólida em suspensão.

Resolva a questão aqui ›


Uma paciente de 36 anos de idade queixa-se de aumento do volume cervical e apresenta sintomas sugestivos de tireotoxicose. No exame físico, apresenta bócio difuso, discretamente endurecido e indolor à palpação. Os exames complementares apresentam os seguintes resultados.

< TSH plasmático: indetectável;

< T4L: 2,8 ng/dL;

< captação de 24 h de 131I pela tireóide: 10%, com captação irregular pelo parênquima.

Com referência à situação apresentada acima, julgue os itens subseqüentes.

O tratamento de escolha inicial para essa paciente consiste na utilização de drogas antitireoidianas — PTU ou metimazol.

Resolva a questão aqui ›