No que se refere às ideias, à organização sintática e asp...

No que se refere às ideias, à organização sintática e aspectos gramaticais do texto, julgue os itens que se seguem.

O termo “período” (l.6) refere-se à expressão “de 2009 para 2010” (l.3).

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O artigo 37 da Constituição Federal aduz que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá a determinados princípios. Ante ao exposto, assinale a alternativa que contenha um princípio constitucional da Administração Pública contido no caput desse artigo.

Resolva a questão aqui ›


The expressions “Complying with” and “follow through” in the fragments “Complying with OSHA regulations isn’t always easy,” (lines 10-11) and “Then it’s up to you to follow through the task and use the equipment as you were trained.” (lines 23-24) may, respectively, be substituted, without change in meaning, by

Resolva a questão aqui ›


A dependência de álcool (etanol) representa um grave problema de saúde pública, com sérias conseqüências médicas, sociais e econômicas. Os efeitos do álcool sobre o sistema nervoso central, fígado, trato gastro-intestinal, pâncreas e coração são conhecidos e dependem fundamentalmente da quantidade ingerida e do tempo de utilização. O álcool é metabolizado pela ação de duas enzimas, a desidrogenase alcoólica — que transforma etanol (CH3CH2OH) em acetaldeído (CH3CHO) — e a desidrogenase aldeídica, que metaboliza o acetaldeído em acetato (CH3COO). Geralmente, é preciso que o etanol atinja concentrações sanguíneas na ordem de milimol para que seus efeitos sejam percebidos. Uma concentração de 0,1% significa que a pessoa tem uma parte de álcool em 1.000 partes de sangue. A quantidade ingerida pode ser determinada no sangue, na urina ou pelo ar expirado, e essas medidas são especialmente importantes para avaliar o papel do álcool em acidentes automobilísticos, suicídios, crimes, violência familiar e outras formas de injúria intencional ou não-intencional. Julgue os itens abaixo, relativos ao uso e à ação do etanol.

O metabolismo do álcool é um fator regulador da sua concentração sanguínea, sendo o fígado responsável pela eliminação de 90% de todo álcool consumido.

Resolva a questão aqui ›