Acerca das ideias expressas no texto e da tipologia que o...

Acerca das ideias expressas no texto e da tipologia que o caracteriza, julgue os itens a seguir.

Nesse texto, essencialmente informativo, o assunto está centrado nas menções feitas ao clima pelo Padre Antônio Vieira em cartas escritas no exílio.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Texto 6 para responder as questões 41 e 42.

O médico paliativista mencionado no texto 5 começou a receber encaminhamentos, oriundos das unidades básicas de saúde, de pacientes que outrora não eram considerados elegíveis para receber cuidados paliativos. A maioria dos encaminhamentos era de pacientes com doença um pouco mais avançada, como o caso a seguir: A paciente F.H.S., de 70 anos de idade, ex-tabagista que fumou por 40 anos, encontra-se em acompanhamento por doença pulmonar obstrutiva crônica, queixa de dispneia e tosse. Faz uso de captopril para HAS. A gasometria solicitada pelo médico da família e comunidade revelou PaO2 = 65 mmHg e SatO2 = 90%. O ecocardiograma apresenta sobrecarga de VE. Ao exame físico, observa-se dispneia leve, FR = 18 irpm, ausculta pulmonar com crepitações e PA = 140 mmHg x 97 mmHg.

Após três dias, a paciente F.H.S. retorna ao consultório e relata melhora da falta de ar e da tosse, mas apresenta queixa de constipação intestinal. Com base no exposto, assinale a alternativa que indica a possível causa da constipação intestinal e o respectivo tratamento.

Resolva a questão aqui ›


Considerando os limites ao exercício do poder de tributar, julgue os itens seguintes. A capacidade tributária ativa difere da competência tributária, podendo ser delegada a outras pessoas jurídicas de direito público. Nesse caso, a delegação envolverá a transferência legal dos poderes de cobrança, arrecadação e fiscalização.

Resolva a questão aqui ›


Quando se especula sobre a existência de vida em outros planetas, um dado fundamental a ser considerado é se nesses planetas existe ou não água, condição obrigatória para a vida que conhecemos.

O que torna a água fundamental para os seres vivos é o fato desta substância:

Resolva a questão aqui ›