1901 Q177878
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: Instituto Ludus

Numere cada abordagem de aprendizagem a sua característica. A seguir marque a alternativa correta:

1 – Ambientalista

2 – Inatista

3 – Interacionista

( ) O indivíduo é resultado de uma dupla determinação de fatores internos e das pressões do meio ambiente.

( ) O desempenho individual depende de suas capacidades inatas.

( ) A aprendizagem ocorre numa perspectiva dialética: organismo e meio se completam.

( ) Os estímulos recebidos do meio são os principais responsáveis pela formação humana.

( ) O ensino não influencia nem interfere no processo de desenvolvimento das capacidades dos alunos.

...
1902 Q177876
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: Instituto Ludus

O orientador escolar precisa entender aspectos teóricos que influenciam a educação brasileira. Neste sentido é correta a afirmativa:

1903 Q177874
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: Instituto Ludus

Luckesi considera a filosofia da educação com uma ciência que:

1904 Q177872
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: Instituto Ludus

O orientador pedagógico é o profissional que assegura a qualidade do processo educativo na escola. A afirmativa que especifica uma das atribuições deste profissional é:

1905 Q177870
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: Instituto Ludus

Considerando a necessária formação do orientador pedagógico escolar, os benefícios de sua atuação profissional torna-se imprescindível:

1906 Q177868
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: Instituto Ludus

Gaspariam (2005) explica a importância da visão sistêmica da escola por parte do orientador pedagógico. Sobre este tema é correta a afirmativa.

1907 Q176048
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Analise o texto:

O ________________ é o planejamento geral que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. É um processo de organização e coordenação da ação dos _______________ . Ele articula a atividade escolar e o contexto social da escola. É o _________________ que define os fins do trabalho pedagógico. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

1908 Q176046
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

O planejamento na escola deve:

1. possibilitar um trabalho mais significativo e transformador na sala de aula, na escola e na sociedade.

2. cumprir uma exigência meramente burocrática da escola.

3. corresponder a um projeto-compromisso do professor, tendo, pois, suas marcas.

4. criar e organizar o trabalho. Para tanto, deve ser: objetivo, verdadeiro, crítico e comprometido.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

1909 Q176044
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

A reflexão sobre o currículo está instalada como tema central nos projetos político-pedagógicos das escolas e nas propostas dos sistemas de ensino, assim como nas pesquisas, na teoria pedagógica e na formação inicial e permanente dos docentes. De acordo com discussões recentes, podemos considerar currículo como:

1. as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais.

2. essencial para a construção das identidades de nossos/as estudantes.

3. o conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas.

4. o coração da escola, o espaço central em que todos atuamos, o que nos torna, nos diferentes níveis do processo educacional, ...

1910 Q176041
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Analise o texto:

O desenvolvimento humano depende do aprendizado que a criança realiza num determinado grupo social. Ele é sempre mediado pelos outros (ambiente social).

O texto apresentado resume as características de que teoria da aprendizagem?