Uma professora atuante em uma escola pública constantemente faz consultas aos PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais e à Proposta Pedagógica da Rede para que possa desenvolver conteúdos específicos ao ano/ ciclo com que trabalha e promover avanços significativos junto aos alunos. Sobre os PCN, assinale a alternativa correta.
Os PCN foram criados para serem referencial de qualidade à educação, já que se respaldam em estudos que se propõem a padronizar o ensino e o conteúdo programático nas diferentes escolas brasileiras.
Os PCN retratam de forma específica o processo ensino-aprendizagem, o que torna o professor condicionado a agir de determinado modo.
Com a leitura e contínua consulta dos PCN, o professor pode valer-se de orientações didáticas. A falha está em não tratar de conteúdos, objetivos e estratégias, tarefas estas que ficam a encargo exclusivo do professor.
Os PCN são norteadores da ação pedagógica, são flexíveis e permitem adaptações, além de serem referencial de qualidade. Não são de uso obrigatório, apenas indicam caminhos que conduzem à aprendizagem significativa e ao direcionamento do trabalho em sala de aula nas diversas áreas do conhecimento, em uma perspectiva crítico-reflexiva.
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