Questões de Pedagogia

Leia o que se pede e responda à questão .

Pessoas são diferentes

São duas crianças lindas
Mas são muito diferentes!
Uma é toda desdentada,
A outra é cheia de dentes...

Uma anda descabelada,
A outra é cheia de pentes!

Uma delas usa óculos,
E a outra só usa lentes.

Uma gosta de gelados,
A outra gosta de quentes.

Uma tem cabelos longos,
A outra corta eles rentes.

Não queira que sejam iguais,
Aliás, nem mesmo tentes!
São duas crianças lindas,
Mas são muito diferentes!

Ruth Rocha

http://poesiaparacrianca.blogspot.com/2010/02/pessoas-sao-diferentessao-duas.html 24/01/2020

Segundo a Base Nacional Comum Curricular, os sistemas e redes de ensino e as instituições escolares devem se planejar com um claro foco na equidade. Considere as seguintes afirmativas sobre um planejamento com foco na equidade.
I - Reconhece que as necessidades dos estudantes são diferentes, mas considera que não devem ser realizadas práticas pedagógicas inclusivas. II - Exige um claro compromisso de reverter essa situação de exclusão histórica que marginaliza grupos e as pessoas que não puderam estudar ou completar sua escolaridade na idade própria. III - Requer o compromisso com os alunos com deficiência, reconhecendo a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas e de diferenciação curricular, conforme estabelecido na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015). IV - Não considera que a exclusão dos povos indígenas originários, das populações das comunidades remanescentes de quilombos e dos demais afrodescendentes é histórica.
São verdadeiras as seguintes afirmativas:
    A) I e II.
    B) I e III.
    C) I e IV.
    D) II e III.
    E) III e IV.
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Pedagogia - - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2020 - Prefeitura de Piracicaba - SP - Professor de Ensino Fundamental

Segundo o documento, A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos, para Vygotsky, o que distingue o desenvolvimento biológico e psicológico dos animais mais evoluídos do desenvolvimento humano é a diferença que se estabelece entre as funções psicológicas naturais, que caracterizam os primeiros, e as funções psicológicas superiores, que aparecem somente com o ser humano. Assim, para Vygotsky o desenvolvimento das funções psicológicas superiores
    A) é decorrente do desenvolvimento biológico do indivíduo.
    B) depende dos apoios externos que permitem aos sujeitos mediar um estímulo.
    C) está diretamente ligado ao uso de objetos para ordenar internamente a informação.
    D) permite que o indivíduo domine os sistemas simbólicos de forma mecânica e externa.
    E) é fruto do desenvolvimento da cultura.
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A Resolução CNE/CEB 04/2010 (Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica) determina em seu artigo 13, que a organização curricular da educação básica deve garantir “um conjunto de ações didático-pedagógicas, com foco na aprendizagem e no gosto de aprender, subsidiada pela consciência de que o processo de comunicação entre estudantes e professores é efetivado por meio de práticas e recursos diversos”. Nesse sentido está se referindo
    A) à abordagem didático-pedagógica interdisciplinar.
    B) às redes de aprendizagem.
    C) ao tratamento transdisciplinar na organização do percurso formativo do aluno.
    D) ao uso das tecnologias de informação e comunicação na educação.
    E) à organização da matriz curricular.
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O documento Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade apresenta algumas orientações pedagógicas e possibilidades de trabalho, a partir da reflexão e do estudo de alguns aspectos indispensáveis para subsidiar a prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental, com especial atenção às crianças de seis anos de idade. Enfatiza que a ampliação do ensino fundamental é uma medida contextualizada nas políticas educacionais que deve
    A) suprir as lacunas decorrentes da falta de conteúdos na educação infantil e, dessa forma, preparar melhor a criança para os anos seguintes do ensino fundamental.
    B) promover mudanças no processo de alfabetização, garantindo que a criança seja alfabetizada aos seis anos de idade.
    C) assegurar a todas as crianças um tempo mais longo de convívio escolar com maiores oportunidades de aprendizagem.
    D) acelerar o desenvolvimento cognitivo da criança possibilitando que ela domine mais rapidamente os processos de leitura e escrita.
    E) possibilitar que a criança domine mais cedo a estrutura lógica dos problemas e operações matemáticas.
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No Brasil, assim como em outros países de colonização luso-espanhola, a "modelagem" da rotina escolar foi, inicialmente, uma construção jesuítica pensada sob a influência das escolas medievais. Elas foram traduzidas nas escolas por via de métodos formais que determinavam uma rígida organização de classes, horários, disciplinas, movimentos e atitudes. Tempos e espaços escolares são entendidos pelos religiosos como racionalidades instrumentais. São colocados a serviço de uma "ordem" que deveria ser estabelecida e, assim, controlada. Sem dúvida, a educação contemporânea, em muitos aspectos, se tornou mais complexa, porém a escola não deixou de se submeter às exigências de uma racionalidade marcada pela técnica, pela funcionalidade, pela objetividade e pela hierarquia. A partir da segunda metade do século XX, vários pesquisadores têm denunciado essa lógica que concebe tempo e espaço como categorias que são objetivadas e controladas a critério dos interesses de classes, com as evidentes ampliação e disseminação da literatura, produzida, sobretudo, no âmbito:
    A) das tendências pedagógicas.
    B) dos sistemas escolares.
    C) dos estudos técnicos tradicionais.
    D) dos fundamentos das ciências sociais.
    E) das teorias críticas e pós-críticas.
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Segundo o documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao longo da Educação Básica as crianças e adolescentes passam por uma série de mudanças relacionadas a aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais, emocionais, entre outros. Assim, a BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais indica a necessidade de superar as rupturas que ocorrem na passagem entre as etapas da Educação Básica e entre as duas fases do Ensino Fundamental. Para tanto, aponta
    A) para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil, valorizando as situações lúdicas de aprendizagem.
    B) para o desenvolvimento de um trabalho que se organize segundo ao planejado pelo professor.
    C) que a ação pedagógica deve ter o foco na alfabetização matemática para que as crianças se apropriem do sistema de numeração.
    D) que a progressão do conhecimento da criança deve ocorrer pela manutenção das práticas de linguagem utilizadas na Educação Infantil.
    E) que as mudanças próprias dessa fase da vida implicam a compreensão do educando com singularidades e formações identitárias e culturais próprias.
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Os estudos sobre currículo nasceram nos Estados Unidos, onde se desenvolveram duas tendências iniciais. Uma mais conservadora, que buscava igualar o sistema educacional ao sistema industrial. E outra, que se preocupava com a construção da democracia liberal e considerava relevante a experiência das crianças e jovens, revelando uma postura mais progressista. Na década de 1960 ocorreram grandes agitações e transformações. Nesse contexto começam as críticas àquelas concepções mais tradicionais e técnicas do currículo, e as teorias críticas do currículo efetuaram uma completa inversão nos fundamentos das teorias tradicionais. Entre os estudos pioneiros está a obra de Althusser. Sua teoria diz que “a escola contribui para a reprodução da sociedade capitalista ao transmitir, através das matérias escolares, as crenças que nos fazem vê-la como boa e desejável”. Já a escola capitalista, “enfatiza a aprendizagem, através da vivência das relações sociais da escola, das atitudes necessárias para se qualificar um bom trabalhador capitalista”. Dentre as críticas aos tipos de currículo vigentes, Bourdieu e Passeron afirmavam que o currículo estava baseado:
    A) na cultura dominante, o que fazia com que crianças das classes subalternas não dominassem os códigos exigidos pela escola.
    B) na pedagogia tradicional e que deveria ser neutro e seu foco deveria estar voltado para uma escola que funcionasse de maneira hierarquizada.
    C) no diálogo entre professores e alunos, que através de um código cultural, pudessem examinar de forma renovada os acontecimentos do cotidiano.
    D) no vínculo que se estabelecia entre conhecimento, identidade e poder, mediado pelo professor que seria o coordenador desse processo.
    E) num plano estruturado de ensino, incluindo objetivos ou resultados de aprendizagem a serem alcançados num determinado tempo.
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osé, um professor da rede municipal de Piracicaba, tendo se candidatado para concorrer como membro do Conselho Tutelar do Município nas eleições havidas em outubro/19, procurou conhecer melhor o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal no 8.069/1990). Assinale a alternativa que corresponde a uma das atribuições do Conselho Tutelar previstas no artigo 136 da referida lei.
    A) Aplicar aos pais a suspensão do poder familiar em decorrência de maus-tratos constantes em seus filhos.
    B) Conhecer de representações promovidas pelo Ministério Público, para apuração de ato infracional atribuído a adolescente, aplicando as medidas cabíveis.
    C) Instaurar sindicâncias e determinar a instauração de inquérito policial, para apuração de ilícitos ou infrações às normas de proteção à infância e à juventude.
    D) Aplicar advertência aos pais ou responsável sempre que os direitos da criança e do adolescente forem ameaçados ou violados.
    E) Impetrar mandado de segurança na defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis afetos à criança e ao adolescente.
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Mikhail Bakhtin dedicou a vida à definição de noções, conceitos e categorias de análise da linguagem com base em discursos cotidianos, artísticos, filosóficos, científicos e institucionais. Um dos aspectos mais inovadores da produção de Bakhtin foi enxergar a linguagem como um constante processo de interação mediado pelo diálogo - e não apenas como um sistema autônomo.
"A língua materna, seu vocabulário e sua estrutura gramatical, não conhecemos por meio de dicionários ou manuais de gramática, mas graças aos enunciados concretos que ouvimos e reproduzimos na comunicação efetiva com as pessoas que nos rodeiam", escreveu o filósofo.
Segundo essa concepção, a Língua só existe em função do uso que locutores e interlocutores fazem dela em situações de comunicação. O ensinar, o aprender e o empregar a linguagem passam necessariamente pelo sujeito, o agente das relações sociais e o responsável pela composição e pelo estilo dos discursos. Esse sujeito se vale do conhecimento de enunciados anteriores para formular suas falas e redigir seus textos. Além disso, para o autor, um enunciado é sempre modulado pelo falante:
    A) pela experiência e conhecimento linguístico.
    B) pela comunicação e interação entre os sujeitos.
    C) pelos aspectos morfológicos, sintáticos e semânticos.
    D) pelo contexto social, histórico, cultural e ideológico.
    E) pelo conteúdo e sua estrutura gramatical.
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A escola de qualidade para todos proporciona um ambiente amistoso e acolhedor para os alunos. Para Mantoan (2001), nas escolas inclusivas, as pessoas se apoiam mutualmente e suas necessidades específicas são atendidas por seus pares, sejam colegas de classe, de escola ou profissionais de áreas afins. Segundo a autora, a abertura das escolas às diferenças depende de a educação fundamental
    A) reduzir a experiência psicológica do conhecimento à respostas observáveis, que correspondem a reações e a estímulos observáveis.
    B) estar centrada na aprendizagem, o que torna imprescindível uma abordagem evolutiva e progressista do processo de ensino.
    C) derivar da experiência imediata ou introspectiva do sujeito cognoscente, motor e intuitivo.
    D) conceber o conhecimento como inato e o saber transmitido, pouco a pouco, pelo discurso do professor.
    E) conceber e ministrar o ensino de modo que se centralize nas disciplinas curriculares, tendo como preocupação a aquisição de um saber científico.
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