Questões de Pedagogia

Pedagogia - - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2020 - Prefeitura de Piracicaba - SP - Professor Educação Infantil

Zabalza (1998), em Qualidade em educação infantil, afirma que do ponto de vista escolar, podemos entender o ambiente como uma estrutura com quatro dimensões claramente definidas, mas inter-relacionadas entre si. De acordo com o autor, essas quatro dimensões do ambiente escolar são denominadas:
    A) dimensão de objetos, dimensão de formas, dimensão de cores e dimensão de sons.
    B) dimensão dos espaços de estudo, dimensão das áreas de lazer, dimensão dos ambientes de alimentação e dimensão das áreas de higiene.
    C) dimensão do mobiliário, dimensão dos materiais, dimensão decorativa e dimensão das tecnologias.
    D) dimensão física, dimensão funcional, dimensão temporal e dimensão relacional.
    E) dimensão estrutural, dimensão elétrica, dimensão hidráulica e dimensão sanitária.
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Para Oliveira (2015), os projetos podem construir contextos para experiências de conhecer e explorar práticas sociais diversas, a fim de que crianças de 3 a 5 anos possam pesquisar e comunicar o que aprenderam. De acordo com a autora, é correto afirmar que os projetos didáticos
    A) apresentam como principal característica a existência de um produto final e de objetivos mais abrangentes.
    B) podem ser extraídos da Internet para serem aplicados no grupo, e também, devem ser implementados por meio de aulas expositivas com sequência fixa.
    C) não apresentam objetivos claros em seu planejamento, uma vez que os objetivos vão sendo construídos a partir dos acontecimentos do projeto.
    D) respondem às necessidades básicas de cuidados e higiene, necessitam de constância e devem ocorrer durante todos os dias do ano letivo.
    E) definem que o papel do professor deve estar focado em transmitir o conteúdo pré-estabelecido na sequência correta, corrigir tarefas e verificar aprendizagens.
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Barbosa (2008) apresenta diferentes formas de registros que estão vinculadas ao acompanhamento das aprendizagens das crianças na Educação Infantil, e que também servem de documentação do processo pedagógico, da reflexão e da própria formação dos professores.

Entre as formas de registro destacadas pela autora está um instrumento que é um diário, um espaço coletivo de registro, com base nas ideias postuladas por Freinet, em que cada criança pode representar acontecimentos, sentimentos e situações significativas acontecidas no cotidiano. De acordo com a autora, esse instrumento é chamado de

    A) diário de campo.
    B) roteiro de estudo.
    C) livro da vida ou da memória do grupo.
    D) anedotário.
    E) diário de aula.
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Bassedas (1999) afirma que na educação infantil convém propor que as famílias conheçam e valorizem o que se faz na escola. As iniciativas tendentes a que os pais possam entrar na escola e que conheçam o seu funcionamento devem ser valorizadas e incentivadas. A reflexão sobre o que fazer e para que fazer também precisa ser conhecida. Nesse sentido, convém preparar, com muito cuidado, as reuniões coletivas com as famílias. De acordo com a autora, as reuniões coletivas com as famílias devem
    A) ser formais e apresentar a linguagem técnica utilizada pelos pedagogos, para dar credibilidade ao trabalho realizado; deve-se, ainda, elencar todo o conteúdo estudado ao longo do bimestre anterior.
    B) dar liberdade às famílias, suprimindo roteiros, temas ou tempo pré-estabelecidos, pois é necessário ter tempo livre para que os pais tirem suas dúvidas e conheçam os professores.
    C) evitar o estabelecimento de qualquer relação de diferença ou semelhança entre uma escola de educação infantil e uma escola de ensino fundamental, posto que são instituições com perfis diferentes.
    D) garantir a apresentação de expressiva quantidade de atividades em “papéis” (pasta de atividades) para os pais, e ainda, apresentar uma avaliação escrita, pelo professor, da aprendizagem da criança.
    E) ter um roteiro, explicar a proposta da escola para essa faixa etária e o porquê, quais as atividades previstas para consegui-lo, como serão organizados os contatos e a participação dos pais e das mães.
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Na obra de Silva (2007), Brincadeiras: para crianças de todo o mundo, são mencionados alguns valores que apontam na direção de atividades e projetos com crianças, que estejam comprometidos em promover os direitos humanos e a cidadania, presentes pela própria ação de brincar. É correto afirmar, de acordo com a referida obra, que, entre esses valores, estão:
    A) educação para a paz, por meio da solução pacífica de conflitos; tornar possível para as crianças o brincar e a expressão de seus traços culturais e individuais.
    B) defesa da infância; arrecadação de fundos para a aquisição de brinquedos industrializados, para distribuí-los às crianças carentes de países em desenvolvimento.
    C) universalização do brincar; manter as crianças disciplinadas e ocupadas, respeitando a orientação e as regras dadas pelo adulto, para evitar que se relacionem com pessoas inapropriadas.
    D) oferta de subsídios às escolas públicas para que possam adquirir, modernizar ou consertar equipamentos de informática; ampliação do acesso às tecnologias do brincar, por meio dos equipamentos ou brinquedos eletrônicos nas escolas.
    E) garantia às crianças do acesso a brinquedos e materiais nas escolas, apenas se forem certificados por órgão responsável que atestem a qualidade, durabilidade e autenticidade dos produtos; o desenvolvimento da tolerância.
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Oliveira (2002), em Educação Infantil: fundamentos e métodos, discorre a respeito do trabalho com múltiplas linguagens na educação infantil. De acordo com a autora, a respeito desse tema é correto afirmar que
    A) as propostas pedagógicas para educação infantil precisam eleger como eixo principal a realização de atividades voltadas para desenvolver a postura de estudante, por exemplo, fazer fila, portar-se à mesa, escutar o professor, fazer com zelo e atenção as tarefas propostas.
    B) se deve valorizar o protagonismo infantil e dar liberdade irrestrita às crianças, deixando-as ter autonomia para definir o que fazer e quando fazer, bem como para brincar como queiram, pois jogar é algo da natureza da espécie, não demandando suportes culturais ou intervenções.
    C) a fim de explorar o papel construtivo da linguagem no desenvolvimento das crianças, necessita-se trabalhar com elas linguagens verbais, musicais, dramáticas e plásticas, entre outras, e dar-lhes oportunidade de imergir no mundo da cultura escrita pelo contato com livros e microcomputador.
    D) para garantir a aprendizagem das crianças na educação infantil, deve-se escolher entre as áreas do conhecimento (como linguagem, matemática, artes, etc.) e áreas do desenvolvimento (motor, linguístico, cognitivo) e a partir dessas escolhas, deve-se determinar dias e horas para trabalhá-las.
    E) é preciso abolir das escolas de educação infantil o trabalho com diferentes tipos de textos, ou ainda, o ensinar a ler ou escrever. Esses conteúdos serão trabalhados no ensino fundamental, e não deve a educação infantil antecipá-los ou apresentá-los para as crianças.
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Durante uma reunião em uma escola de educação infantil, a equipe docente conversava sobre as crianças de 5 anos, e as professoras afirmavam que os meninos e meninas estão muito “dependentes” e “sem limites”. A coordenadora propôs, então, a leitura de trechos da obra Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão, para que a equipe pudesse refletir sobre a prática educativa. Nessa obra, Taille (in: Taille et alii, 1992) baseado nos estudos de Piaget, afirma que
    A) a educação moral deve ser ensinada através de lição de moral, histórias e sermões, exclusivamente em momentos pontuais de ensino.
    B) somente a imposição da autoridade, a relação mestre/aluno em direção à manutenção da heteronomia e a apresentação de modelos precisos possibilitam o desenvolvimento moral.
    C) o método coercitivo de educação é inevitável e necessário em todo o processo da educação moral, devendo ser exclusivo até o final da formação da personalidade, ou seja, o final da adolescência.
    D) para favorecer a conquista da autonomia, a escola precisa respeitar e aproveitar as relações de cooperação que espontaneamente nascem das relações entre as crianças.
    E) a equipe escolar necessita definir e explicitar para as crianças e suas famílias as sanções que serão aplicadas, e deve, também, encaminhar para especialistas os alunos com problemas de comportamento.
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A professora de uma turma de educação infantil levou as crianças para uma visita em uma praça que fica em frente à escola. Na praça, as crianças sentiram curiosidade por conhecer as características das árvores que se encontram nela e as dos instrumentos que o homem colocou ali para seu serviço: caixas de correio, bancos, recipientes, lixeiras, sinalizações, nome e número das ruas, pelas lojas, monumentos e casas que nela confluem. De acordo com Piferrer (in: Arribas, 2004), exemplos como esse evidenciam, de maneira clara, o papel
    A) integrador que adquire a descoberta do ambiente, incorpora conhecimentos de muitas disciplinas, e é assim que deveríamos apresentá-los às crianças.
    B) e a importância do estudo segmentado dos ambientes natural e social, de modo a facilitar a transmissão de informação; para as crianças, deve-se ensinar separadamente temas como lugares, animais e plantas.
    C) da espontaneidade das crianças, que deve ser estimulada; nesse sentido, o educador não deve fazer intervenções ou orientações, mas deixar que a criança descubra sozinha as respostas.
    D) imprescindível do ensino sistematizado; o educador, ao alegar que parte da realidade das crianças, não contribui para o seu aprendizado, pois só apresenta aquilo que elas já conhecem.
    E) de um planejamento estrito e adequado durante as saídas da escola, pois o exemplo da praça demonstrou falta de planejamento que gerou problemas devido à dispersão do grupo ou em virtude dos perigos implícitos naquele local.
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A fim de efetivar um projeto voltado ao desenvolvimento do esquema corporal das crianças, a professora de educação infantil Maria Auxiliadora propôs atividades com movimentos precisos. Para tanto, ela selecionou alguns exercícios de motricidade refinada, com base no que Meur (1991) propõe na obra Psicomotricidade: educação e reeducação: níveis maternal e infantil, para crianças a partir de 3 anos de idade, tendo em vista a etapa de desenvolvimento denominada “o corpo vivido”. Em consonância com a perspectiva da referida obra, as atividades propostas pela professora às crianças foram:
    A) aplaudir; bater os cotovelos na mesa; andar com uma bola entre as pernas.
    B) vestir, ela própria, uma boneca; cortar em linha reta; brincar de embrulhar objetos miúdos.
    C) imitar olhos de chinês; tapar os ouvidos; morder uma maçã e observar as marcas.
    D) estalar a língua; andar de joelhos; amuar-se (colocar os cotovelos nos joelhos).
    E) ficar de olhos vendados; fazer um buraco na areia com o dedo; andar descalço na areia, no tapete e no chão liso.
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De acordo com Smole, Diniz e Cândido (2003), um dos maiores motivos para o estudo da matemática na escola é desenvolver a habilidade de resolver problemas. Essa habilidade é importante não apenas para a aprendizagem matemática da criança, mas também para o desenvolvimento de suas potencialidades em termos de inteligência e cognição. As autoras afirmam e defendem que, na Educação Infantil,
    A) para que possam resolver problemas é preciso que as crianças sejam leitoras para interpretar o problema.
    B) a resolução de problemas deve ser um conteúdo isolado no currículo, a ser ministrado a partir de instruções simples de como se resolve um problema.
    C) para resolver problemas adequadamente as crianças precisam ter conceitos numéricos bem desenvolvidos.
    D) para resolver problemas as crianças precisam antes ter algum conhecimento sobre operações e sinais matemáticos.
    E) resolver problemas é um espaço para comunicar ideias, pelo fazer colocações, investigar relações, adquirir confiança em suas capacidades de aprendizagem.
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