Questões sobre Geral

Tendo o texto 5A4AAA como referência inicial, assinale a opção correta.
  • A. Segundo a Base Nacional Comum Curricular, devem-se considerar as práticas sociais e experiências diversas quando da organização das práticas de linguagem.
  • B. Os contos de fadas possuem caráter meramente abstrato, por trabalhar com conceitos não sociais.
  • C. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, o componente língua portuguesa desvincula-se da atuação social e passa a dar ênfase à prosa literária, como forma de preservar textos clássicos.
  • D. Infere-se do texto que o objetivo de levar um clássico da literatura infantil para casa se resume a mostrar aos pais dos alunos a importância da atividade em família.
  • E. Depreende-se do texto que, na educação infantil, os textos literários são mais importantes que outros tipos de textos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Para responder a questão 28, leia, abaixo, a orelha do livro Manual do cara-de-pau, de 1991, do escritor, jornalista e professor Carlos Queiroz Telles.

A partir do texto “Manual do cara-de-pau”, podemos afirmar.

  • A. O texto não critica os discursos ‘empolados’, em termos de palavras rebuscadas, e vazios.
  • B. O texto faz uso denotativo das palavras, pois o objetivo do livro parece ser querer ensinar como falar difícil e, consequentemente, subir na vida.
  • C. O texto faz uso de uma linguagem denotativa e valoriza o uso da erudição como forma de poder.
  • D. O texto afirma que ‘falar difícil’ é a erudição adequada e por isso muitos políticos, executivos, doutores, bacharéis, artistas, críticos, ensaístas e professores devem subir na vida.
  • E. O texto caricatura a falsa erudição, o uso inadequado de vocabulário especializado e da linguagem como forma de poder.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Pedagogia - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017 - SEE/DF - Professor de Educação Básica

Com relação ao assunto abordado no texto 15A2DDD, julgue os itens que se seguem, a respeito do ensino de história da África.

O maior obstáculo para que docentes utilizem em suas aulas as temáticas africanas consiste na indisponibilidade e no difícil acesso ao material historiográfico sobre o passado africano, como destacado no texto 15A2DDD.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Pedagogia - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017 - SEE/DF - Professor de Educação Básica

Com base nos textos 15A2AAA e 15A2BBB, julgue os próximos itens, a respeito do ensino de história da religiosidade africana e dos aspectos a ele relacionados.

A escola desempenha uma função relevante no combate às discriminações e na emancipação dos grupos discriminados ao proporcionar aos estudantes o acesso a conhecimentos científicos e registros culturais diferenciados.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Sabemos que o conhecimento é um recurso intangível, que reside essencialmente nas mentes das pessoas. Para entender melhor a gestão do conhecimento, o ideal seria entender o conceito de conhecimento e suas características. Nesse sentido, leia as proposições a seguir:

I. O conhecimento explícito é todo o conhecimento que reside fora da mente humana.

II. Conhecimento explícito é todo o conhecimento documentado e contido em informações não estruturadas.

III. O conhecimento implícito é o conhecimento que pode se tornar explícito a qualquer momento.

IV. Conhecimento implícito é o que reside na mente humana, mas pode ser transferido para o papel ou para outra mente a partir da comunicação.

V. O conhecimento tácito é o que não está escrito e nem pode ser traduzido em palavras.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II IV apenas
  • B. II, III, V apenas
  • C. I, II, III, IV, V
  • D. III, IV apenas
  • E. III, IV, V apenas
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Leia as afirmativas a seguir no que se refere à tomada de decisão:

I. Quando existe um processo decisório é inerente que emerjam distorções e estas, consequentemente afetam análises e conclusões.

II. É comum ter uma (re)avaliação de caminhos alternativos de uma ação nos processos decisórios.

III. Nem todo problema será identificado como um problema em um processo decisório.

IV. A decisão que se faz de modo individualizado poderá afetar o final alcançado.

V. A tomada de decisão quase nunca virá como uma reação frente a um problema.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, III apenas
  • B. II, IV, V apenas
  • C. III, IV apenas
  • D. I, II, III, IV apenas
  • E. II, V apenas
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Assinale a alternativa incorreta quanto à gestão do conhecimento.
  • A. É a prática de agregar valor à informação e de distribuíla
  • B. É um conjunto de processos que visa colaborar para a criação, captura e compartilhamento do conhecimento tácito
  • C. É um conjunto de processos que visa colaborar para a criação, captura e compartilhamento do conhecimento tácito e implícito entre as pessoas de uma organização
  • D. Tem como objetivo a criação de ferramentas que auxiliem na disseminação dos conhecimentos tácitos e implícitos dentro desta organização
  • E. A gestão do conhecimento não depende do processo de gestão da informação
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Uma excelente maneira de manter os colaboradores motivados é por meio de dinâmicas. Sobre os benefícios das dinâmicas de grupo, considere:

I. Compreensão mútua dos diferentes perfis entre os integrantes.

II. Promoção da qualidade do ambiente organizacional.

III. Maximização do engajamento, motivação e produtividade.

IV. Aceleração de resultados em curto espaço de tempo.

V. Aumento da satisfação dos colaboradores e redução de turnover.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II, III apenas
  • B. II, III,V apenas
  • C. III, IV apenas
  • D. I, II, III, IV, V
  • E. I, III, IV apenas
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

“____________________ afeta atitudes pessoais e comportamentos relevantes para a produtividade individual e grupal, tais como: motivação para o trabalho, adaptabilidade a mudanças no ambiente de trabalho, criatividade e vontade de inovar ou aceitar mudança”.

  • A. Comportamento organizacional
  • B. Qualidade de Vida no Trabalho
  • C. Remuneração
  • D. Liderança e motivação
  • E. Gestão de conflitos
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Leia atentamente os fatores a seguir:

I. A satisfação com o trabalho executado.

II. As possibilidades de futuro na organização.

III. O reconhecimento pelos resultados alcançados.

IV. O relacionamento humano dentro do grupo e da organização.

V. O ambiente psicológico e físico de trabalho.

Quanto aos fatores referentes à Qualidade de Vida no Trabalho, assinale a alternativa correta.

  • A. I, V apenas
  • B. II, III, IV apenas
  • C. III, IV, V apenas
  • D. I, II, III apenas
  • E. I, II, III, IV, V
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: