1121 Q166184
Pedagogia
Ano: 2014
Banca: Banca não informada

Para Sanmartí (2009), a avaliação não só mensura os resultados, como também condiciona o que e como se ensina, principalmente o que aprendem os estudantes e de que maneira o fazem.

Sobre a avaliação, é INCORRETO afirmar que

1122 Q166182
Pedagogia
Ano: 2014
Banca: Banca não informada

O Projeto Político-Pedagógico é considerado por Vasconcellos (2006) como o plano global da instituição.

Analise as afirmativas sobre o Projeto Político-Pedagógico e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Envolve uma construção coletiva de conhecimento.

( ) O marco doutrinal corresponde ao momento de análise da realidade mais abrangente na qual a instituição se insere.

( ) É composto por duas grandes partes: o diagnóstico e a programação.

( ) A simples reprodução do novo senso comum pedagógico é um dos fatores que podem comprometer a sua elaboração.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

1123 Q166180
Pedagogia
Ano: 2014
Banca: Banca não informada
Sobre os projetos de trabalho como forma de organizar os conteúdos escolares, é INCORRETO afirmar que
1124 Q166178
Pedagogia
Ano: 2014
Banca: Banca não informada

“Planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto” (VASCONCELLOS, 2006, p.79).

Analise as afirmativas sobre o planejamento no processo ensino-aprendizagem.

I. A prática do planejamento também dependerá do entendimento de currículo que se tem, considerando as implicações na organização do trabalho pedagógico.

II. Numa escola em que se vivencia um processo de planejamento, existirão planos globais referentes a toda a instituição e planos de cada um dos setores – direção e coordenação pedagógica, por exemplo.

III. A participação é considerada um elemento estratégico, sendo uma forma de diminuir as resistências dos próprios agentes internos da instituição.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão...

1125 Q166176
Pedagogia
Ano: 2014
Banca: Banca não informada

Três tendências filosófico-políticas interpretam o papel da educação na sociedade: educação como redenção, educação como reprodução e educação como um meio de transformação da sociedade. Elas são expressas pelas pedagogias liberais e pelas pedagogias progressistas (LUCKESI, 1994).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

1126 Q166174
Pedagogia
Ano: 2014
Banca: Banca não informada

Segundo Candau (2002), um grande desafio para os educadores, diante dos novos cenários da sociedade contemporânea, é articular igualdade e diferença à base cultural comum e expressões da pluralidade social e cultural.

Analise as seguintes afirmativas sobre cidadania, pluralidade cultural e educação.

I. O papel de formadora de identidades, sejam estas individuais, sociais e culturais, tem sido um dos trunfos da legitimação da escola.

II. A percepção da escola como espaço sociocultural possibilita pensar o processo educativo escolar como sendo heterogêneo, produto da ação recíproca entre sujeito e instituição e capaz de reconhecer e incorporar a diversidade no desenvolvimento dos educandos como sujeitos socioculturais.

III. No mundo de hoje, há uma grand...

1127 Q166172
Pedagogia
Ano: 2014
Banca: Banca não informada
Tendo em vista as reflexões de Tardif (2002) sobre os saberes docentes e formação profissional, é INCORRETO afirmar que
1128 Q166169
Pedagogia
Ano: 2014
Banca: Banca não informada

Uma das finalidades da educação do futuro é “(...) ensinar a compreensão entre as pessoas como condição e garantia da solidariedade intelectual e moral da humanidade” (MORIN, 2011, p. 93).

De acordo com as reflexões sobre a compreensão realizadas por Morin (2011), é INCORRETO afirmar que

1129 Q166167
Pedagogia
Ano: 2014
Banca: Banca não informada
Sobre as barreiras mencionadas por Cury (2008) para instituir um sistema nacional de educação, é INCORRETO afirmar que
1130 Q166165
Pedagogia
Ano: 2014
Banca: Banca não informada
Com base nas reflexões de Krawczyk (2011) sobre o ensino médio, é INCORRETO afirmar