1941 Q577214
Medicina
Ano: 2014
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Mulher de 28 anos refere dor e edema do membro inferior esquerdo (MIE) há 3 dias, sem traumas e febre. Ao exame encontra-se em BEG, edema +++/4 de MIE, frio, doloroso à palpação, com perfusão periférica preservada, varizes de membros inferiores, afebril, sem adenites, eupneica. O diagnóstico provável e a melhor conduta são:
1942 Q577213
Medicina
Ano: 2014
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Mulher de 50 anos, obesa, com história de HAS há mais de 10 anos, sem tratamento adequado. Nos últimos 9 meses refere dispneia aos médios esforços e desconforto retroesternal fugaz. Procurou a UBS, onde foi realizado eletrocardiograma, que mostrou sinais de hipertrofia do ventrículo esquerdo e raio X do tórax normal. Ao exame clínico apresentava- se sem edemas, eupneica, com PA: 130 x 100, frequência cardíaca: 64 spm, bulhas rítmicas com hiperfonese de segunda bulha em foco aórtico com sopro sistólico +/6 em foco aórtico, presença de quarta bulha em foco mitral, pulmões livres. O provável diagnóstico é:
1943 Q577178
Medicina
Ano: 2014
Banca: Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)
Quais são as causas de hipotireoidismo primário?
1944 Q577177
Medicina
Ano: 2014
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)
Paciente manifesta, há 30 minutos, quadro clínico de urticária generalizada, prurido, rubor e inchaço nos lábios, na língua e na úvula. Ao exame físico, apresenta broncoespasmo e hipotensão. Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta quanto ao tratamento indicado como primeira linha.
1945 Q577176
Medicina
Ano: 2014
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)
Considerando o resultado observado no exame de urina, assinale a alternativa que indica a conduta correta nesse caso hipotético.
1946 Q577175
Medicina
Ano: 2014
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)
No caso hipotético apresentado, com base na anamnese, no exame físico e em exames complementares, o primeiro diagnóstico a ser investigado é o de
1947 Q577174
Medicina
Ano: 2014
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)
Considere hipoteticamente que um paciente de 48 anos de idade chega ao pronto-socorro após picada por animal peçonhento. No local, há sensação de formigamento, sem lesão evidente. O paciente apresenta dificuldade de manter os olhos abertos, com aspecto sonolento, visão turva, dores musculares generalizadas e urina escura. Nessa situação, a conduta mais apropriada é
1948 Q341171
Medicina
Ano: 2014
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
A via de acesso cirúrgico para o quadril descrita por Smith-Petersen é
1949 Q341169
Medicina
Ano: 2014
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
A melhor posição para artrodese da articulação do quadril é de, aproximadamente,
1950 Q341167
Medicina
Ano: 2014
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Um trauma que passa pelo eixo do colo do fêmur, com o quadril em abdução neutra e em cerca de 25° de rotação externa, geralmente causa uma fratura do acetábulo