A Constituição de 1988 determina as competências do Siste...

A Constituição de 1988 determina as competências do Sistema Único de Saúde. Figuram entre elas as alternativas abaixo, EXCETO:

  • A.

    Participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos.

  • B.

    Incrementar em sua área de atuação o desenvolvimento científico e tecnológico.

  • C.

    Fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano.

  • D.

    Colaborar na proteção do meio ambiente, nele não compreendido o trabalho, a cargo do Ministério do Trabalho.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca dos imunobiológicos, julgue os itens a seguir.

A Organização Mundial de Saúde considera a vacinação contra a cólera um requisito básico para a entrada, em um país, de pessoas procedentes de áreas infectadas, sendo exigida comunicação rigorosa das doses de vacinas administradas.

Resolva a questão aqui ›


Certo paciente jovem é portador de nefropatia por IgA, evoluindo com doença renal crônica estádio final. Foi então indicada diálise peritoneal ambulatorial contínua por persistência de sintomas urêmicos, apesar de diurese residual de 2 L/dia. Após um mês do início do tratamento, o paciente compareceu ao serviço de diálise com dor abdominal difusa há um dia e eritema em orifício de saída do cateter. A avaliação do líquido peritoneal evidenciou celularidade de 80 leucócitos/mm3 com 30% de polimorfonucleares. Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir. Náuseas, vômitos, hiporexia, irritabilidade e confusão mental são exemplos de sintomas urêmicos.

Resolva a questão aqui ›


O dicionário de dados é uma das principais ferramentas para a administração dos dados corporativos. Por meio da engenharia reversa, pode-se armazenar os modelos de dados, as estruturas de dados, seus relacionamentos e toda a documentação necessária para garantir facilidade na localização e manipulação dos dados. Acerca dos papéis do administrador de dados (AD) e dos dicionários de dados, julgue os itens a seguir. Um dicionário de dados é um repositório de metadados em que a preocupação é estritamente em se documentar os dados, sem a preocupação com os seus relacionamentos.

Resolva a questão aqui ›