Um homem de sessenta e dois anos de idade, pneumopata crô...

Medicina - Clínica Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013 - DEPEN - Especialista em Assistência Penitenciária

Um homem de sessenta e dois anos de idade, pneumopata crônico (DPOC), foi atendido em pronto-socorro apresentando tontura, dispneia, mal-estar e pico hipertensivo (pressão arterial de 228 mmHg × 136 mmHg). Durante o exame inicial, o quadro clínico do paciente evoluiu, tendo ele apresentado cianose de extremidades, taquidispneia (frequência respiratória de 32 irpm) e taquicardia (frequência cardíaca de 112 bpm). Na oximetria, a saturação de O2 foi de 80%, e o paciente apresentou estertores até o terço médio dos pulmões.

 Com base no caso clínico acima, julgue os itens a seguir.

O médico deve realizar, inicialmente, o tratamento da hipóxia, uma vez que o aumento da demanda por oxigênio ocasiona maior trabalho da musculatura respiratória, e, posteriormente, buscar manter a saturação de oxigênio do paciente acima de 95%, por meio da utilização de oxigênio suplementar por cateter nasal.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em relação à coleta de sangue de doador, assinale a alternativa incorreta:

Resolva a questão aqui ›


A figura a seguir apresenta a curva tensão vs deformação resultante de um teste de tração realizado em um espécime confeccionado a partir de material desconhecido.

Esse tipo de curva é característica de um espécime fabricado em:

Resolva a questão aqui ›


Nos PCNs, as competências e habilidades a serem desenvolvidas em Biologia apresentam intenções educativas que estão bem delimitadas em três áreas. Relacione adequadamente essas áreas às informações correspondentes.

1. Representação e comunicação.

2. Investigação e compreensão.

3. Contextualização sociocultural.

( ) Estabelecer relações entre parte e todo de um fenômeno ou processo biológico.

( ) Expressar dúvidas, ideias e conclusões acerca dos fenômenos biológicos.

( ) Reconhecer o ser humano como agente e paciente de transformações intencionais por ele produzidas no seu ambiente.

A sequência está correta em

Resolva a questão aqui ›