O Clínico está na Unidade básica de Saúde e, durante o ac...

O Clínico está na Unidade básica de Saúde e, durante o acolhimento da demanda espontânea, chega o seguinte caso: Mulher de 69 anos chega queixando-se de tontura e palpitações há uma semana. No Exame Físico: BEG (bom estado geral), FC é de 160bpm e irregular, PA 110 x 70mmhg. O restante do exame é normal, sem sinais de insuficiência cardíaca ou circulatória. Paciente hemodinamicamente estável. O ECG de 12 derivações mostra um FA.

Com base no caso clínico, assinale a alternativa que apresenta a conduta correta do Médico na Unidade.

  • A.

    Orientar paciente a voltar para sua casa, se sinais de alerta, pedir aos familiares para acompanhá-la até o pronto-socorro mais próximo.

  • B.

    Usar o DEA (desfibrilador esterno automático) da Unidade para desfibrilar a paciente.

  • C.

    Não fazer nada. FA nessa idade é normal, paciente com reserva cardíaca tolera bem alta frequência. Alta com AAS para casa.

  • D.

    Oxigênio, monitorização e deixá-la com um acesso venoso periferico. Solicitar transferência em ambulância para sua referência de pronto-socorro.

  • E.

    Orientar paciente a voltar para casa e, em caso de piora, recomendar internação hospitalar.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Assinale a alternativa que, dentre os diversos fatores, aquele que justifica a denominação “Constituição Cidadã” dada para a atual Carta Magna do Brasil.

Resolva a questão aqui ›


A respeito das entidades de terceiro setor, julgue os próximos itens. Quando celebram regimes de parceria, as entidades do terceiro setor passam a integrar a administração indireta.

Resolva a questão aqui ›


O profissional de enfermagem descartou uma agulha dentro da caixa apropriada e que estava excedendo o limite de enchimento. Considerando a NR 32, esse profissional esteve exposto ao risco

Resolva a questão aqui ›