Um paciente tem história de sinusite de repetição. Na úl...

Um paciente tem história de sinusite de repetição. Na última consulta, o médico solicitou tomografia dos seios da face, cujo laudo foi o seguinte: importante desvio de septo nasal que oblitera a fossa nasal esquerda, espessamento mucoso associado à secreção que oblitera o seio maxilar esquerdo, com sinais de osteíte reativa, o que permite inferir processo inflamatório crônico agudizado. Observa-se pequeno cisto de retenção no seio frontal esquerdo. Há espessamento mucoso associado à secreção e sinal de osteíte reativa também no seio esfenoidal esquerdo, com finas calcificações de permeio, que podem estar relacionadas a processo inflamatório crônico ou concomitância com processo fúngico.

Com base nesse caso clínico, assinale a opção correta.

  • A.

    O fungo associado ao quadro do paciente provavelmente é da espécie Cândida.

  • B.

    O termo rinossinusite é preferível ao vocábulo “sinusite”, uma vez que a inflamação dos seios paranasais raramente ocorre sem inflamação concomitante da mucosa nasal.

  • C.

    A colonização das vias aéreas superiores e inferiores por fungo é uma condição comum, e a maioria dos pacientes colonizados evoluem para quadro clínico de infecção fúngica.

  • D.

    No caso do paciente, há que se investigar uma causa subjacente para a possível infecção fúngica, uma vez que as anormalidades anatômicas do conduto nasal, a presença de pólipos nasais e o processo inflamatório crônico não o predispõem à colonização fúngica.

  • E.

    O tratamento de escolha para o quadro do paciente é o uso de glicocorticoide tópico e sistêmico e a terapia com agentes antifúngicos.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

De acordo com o Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, o reingresso no serviço público do funcionário em disponibilidade denomina-se

Resolva a questão aqui ›


Com relação aos princípios do Sistema de Estatística do Poder Judiciário (SIESPJ), regidos pela Resolução n.º 76/2009, julgue os itens subsecutivos.

Cabe à Comissão de Estatística e Gestão Estratégica, composta por três conselheiros eleitos pelo plenário do CNJ, requisitar o auxílio temporário de magistrados, que continuarão a exercer suas funções regulares nos órgãos de origem.

Resolva a questão aqui ›


A partir dos anos de 1970, as transformações societárias ganharam impulso trazendo mudanças ao mundo do trabalho provocadas pelas requisições do capital, num contexto neoliberal. Essas transformações não se esgotaram no âmbito produtivo, mas alcançaram a totalidade social. O desdobramento dessas transformações atingiu com intensidade os países periféricos, dentre estes, o Brasil. Acerca das estratégias para implementação do projeto neoliberal nos países de capitalismo periférico, considere os itens abaixo.

I Privatização do patrimônio do Estado, transferindo ao grande capital as riquezas nacionais.

II Flexibilização da produção e das relações de trabalho, alterando as configurações taylorista-fordistas e reduzindo os direitos trabalhistas.

III Pleno emprego, em decorrência da ampliação expressiva do processo produtivo industrial e de serviços.

IV Regulamentação da reforma tributária, afirmando um orçamento progressivo na seguridade social.

A implementação do projeto neoliberal nos países de capitalismo periférico, pressupõe a mobilização das estratégias apresentadas nos itens

Resolva a questão aqui ›