Hérnia diafragmática congênita é o defeito do diafragma causada pela persistência do canal pleuroperitoneal com passagem de órgãos abdominais para o tórax. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A passagem dos órgãos abdominais para o tórax pode ocorrer precocemente ou tardiamente, causando graus variados de hipoplasia pulmonar.
II. O grau de hipoplasia pulmonar também depende do tipo de órgão que migra e se a migração é intermitente ou não.
III. Hérnia diafragmática pode ser bilateral, no entanto é rara, correspondendo a menos de 1% dos casos
IV. O reparo cirúrgico é considerado uma emergência devendo ser realizado logo nas primeiras horas após o nascimento, após estabilização do recém-nascido.
V. O prognóstico do pacient...
Assinale a alternativa que apresenta a sequência que correlaciona, corretamente, as situações clínicas e suas respectivas condutas terapêuticas em recemnascidos (RN) do sexo masculino, com malformações anorretais.
I. RN com 6 horas de vida, com ausência de ânus apresentando meconúria.
II. RN com 12 horas de vida, com ausência de ânus, sem eliminação de mecônio pelo períneo ou pela urina.
III. RN com 30 horas de vida, com invertograma, mostrando distância menor de 1cm entre a sombra gasosa do reto e o marcador radiopaco perineal.
A. realização de colostomia em duas bocas.
B. observação clínica por 24 horas.
C. realização de anorretoplasia sagital posterior mínima.