Uma paciente assintomática de quarenta e quatro anos de

Uma paciente assintomática de quarenta e quatro anos de idade, com diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica havia um ano, procurou o ambulatório para o exame periódico. Ela praticava atividade física regularmente, não tinha vícios, comorbidades ou histórico familiar de doença aterosclerótica e estava em uso regular de clortalidona 12,5 mg ao dia. Ao exame físico, apresentava peso de 55 kg; altura de 1,62 m; circunferência abdominal de 76 cm; pressão arterial de 132 mmHg × 82 mmHg (sentada, média de três medidas); frequência cardíaca de 62 bpm e demais sistemas normais. Os exames complementares revelaram colesterol total = 212 mg/dL; HDL-C = 64 mg/dL; LDL-C = 119 mg/dL; triglicérides = 145 mg/dL e glicemia de jejum = 92 mg/dL. O eletrocardiograma e os demais exames complementares foram normais.

No que se refere a esse caso clínico, julgue os próximos itens.

Recomenda-se a automedida da pressão arterial (AMPA), que pode ser realizada no domicílio pela própria paciente, como uma fonte de informação adicional sobre o controle da pressão arterial, desde que realizada em aparelho semiautomático de braço, validado para este fim.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A glosa ao lado se refere ao registro de uma interação em Libras. Baseando-se na transcrição dos sinais, assinale a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›


De acordo com o ambiente hospitalar na organização, assinale a alternativa INCORRETA.

Resolva a questão aqui ›


Considerando o texto acima, julgue os próximos itens, referentes a treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Os laboratórios virtuais de aprendizagem constituem importantes espaços de socialização do conhecimento, visto que alcançam maior número de pessoas e ultrapassam as barreiras físicas, ampliando a interação entre os aprendizes.

Resolva a questão aqui ›