As curvas epidemiológicas para dengue demonstram, na fi...

As curvas epidemiológicas para dengue demonstram, na figura 1, a grave situação vivenciada pelo Brasil nos últimos três anos. Essas curvas são produtos da consolidação dos dados encaminhados pelas Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde. No ano de 2015, em Brasília, 606 pessoas compareceram a uma unidade de saúde com quadro de síndrome febril associada a dor retro-orbitária, mialgia e artralgia, obedecendo a curva epidemiológica descrita. Até a 29ª semana epidemiológica, realizaram-se sorologias apenas para dengue, e grande parte dos testes foram negativos para o agravo. Na 30a semana epidemiológica, passaram a realizar testagem para dengue e chikungunya. Daqueles pacientes testados, 180 apresentaram exames reagentes para dengue, e 316 reagentes para chikungunya. Adicionalmente, 20 pacientes tinham exames reagentes para ambas – dengue e chikungunya – , enquanto 30 pacientes tiveram resultados negativos para ambos os agravos. Salienta-se que foram à unidade de saúde entre a 30 a e 38ª semanas epidemiológicas, respectivamente, 48, 52, 64, 128, 170, 76, 0, 6 e 2.

Considerando os aspectos epidemiológicos, os guias clínicos do Ministério da Saúde para diagnóstico e a conduta para dengue, chikungunya e zika, julgue os itens a seguir.

A incidência de dengue e chikungunya para os casos que compareceram à unidade de saúde entre as semanas epidemiológicas 30ª e 38ª é, respectivamente, 36,6% e 61,5%.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com relação à reação enxerto hospedeiro relacionado à transfusão TA-GVHD (Transfusion Associated Graft Versus Host Disease), assinale a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›


Quando se avaliam as estratégias do portfólio e se encontra uma situação em que a atuação em uma área estratégica prejudica, dificulta, cria obstáculos ou aumenta o risco para atuação em outra área da organização, tem-se o que se chama de

Resolva a questão aqui ›


Acerca dos padrões de compressão de vídeo MPEG-2 e MPEG-4, julgue os seguintes itens.

Em um sistema MPEG-2, são gerados sete quadros de imagem consecutivos, numerados de 1 a 7, na ordem em que são gerados. Os quadros são gerados com os tipos IBBPBBP, nessa ordem. Para se transmitir esse sinal de vídeo, deve-se rearranjar os quadros e transmiti-los na seguinte ordem: 1, 4, 2, 3, 7, 5, 6.

Resolva a questão aqui ›