Gestante, 40 anos de idade, quatro partos normais prévio

Medicina - Geral - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2016 - SES/DF - Médico Residente de Acesso Direto

Gestante, 40 anos de idade, quatro partos normais prévios, realiza indução do parto por pós-datismo. Inicia tratamento com misoprostol e passa para ocitocina, evoluindo para parto normal sem episiotomia. No puerpério, inicia com sangramento aumentado via vaginal. O plantonista é chamado para avaliação.

No que se refere a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A principal causa para essa situação é a hipotonia uterina.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A respeito de planejamento escolar, julgue os itens que se seguem. O planejamento curricular deve abranger todas as experiências de aprendizagem que o educando vivencia, e não apenas uma relação de conteúdos e métodos a serem trabalhados na escola.

Resolva a questão aqui ›


À luz das normas constitucionais e da jurisprudência majoritária e atual do STF concernentes ao Sistema Tributário Nacional, aos servidores públicos, ao controle de constitucionalidade e ao regime de precatórios, julgue os itens a seguir. O pagamento dos valores devidos pela fazenda pública em decorrência de concessão de mandado de segurança impetrado por pessoa física não se submete ao regime constitucional de precatório, desde que esses valores se refiram a período posterior à data da impetração do mandado de segurança e anterior à efetiva implementação da ordem concessiva.

Resolva a questão aqui ›


Paciente de 61 anos, tabagista, assintomático, com cinco anos de pós-operatório de adenocarcinoma colorretal, fez quimioterapia adjuvante, mas os linfonodos ressecados com a peça e a margem cirúrgica foram negativos, segundo o laudo do anatomopatológico. Foi encaminhado a você pelo oncologista pois, durante os exames de seguimento anual foi visibilizada, na radiografia de tórax, uma imagem radiopaca em lobo superior direito, de margens irregulares. Não há radiografias pregressas, a não ser uma de há dois anos, onde não existia tal imagem. À tomografia de tórax há uma lesão espiculada em segmento anterior do lobo superior direito, com realce ao contraste, de 3 centímetros de diâmetro e um pequeno linfonodo em cadeia quatro à direita, a tomografia de abdome não mostra qualquer lesão. Os marcadores tumorais não estão alterados. A respeito do caso clínico, assinale a alternativa correta:

Resolva a questão aqui ›