Homem branco de 74 anos de idade, hipertenso, tabagista d

Medicina - Geral - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2016 - SES/DF - Médico Residente de Acesso Direto

Homem branco de 74 anos de idade, hipertenso, tabagista durante 54 anos (uma carteira de cigarros por dia), há dois meses, iniciou quadro de dor em hemitórax direito, ventilatório-dependente, tipo pontada, associada à tosse produtiva e dispneia aos grandes esforços. Ao exame físico, na internação, mostrava apenas redução global do murmúrio vesicular. Não apresentava alterações no hemograma, nos testes bioquímicos do sangue e no exame urinário. Exames de imagem do tórax evidenciavam massa de limites regulares no sulco superior direito do tórax, com acometimento de vértebras e costelas adjacentes. Foi submetido a uma biópsia transtorácica, cujo estudo histopatológico indicou um carcinoma de pequenas células de pulmão.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A hipocalcemia é um achado bioquíco de síndrome paraneoplásica.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Atenção: As questões de números 45 a 47 referem-se ao gerenciamento de projetos, modelo PMI (PMBOK).

Os prazos para identificar processos que aumentam o nível e a cadeia gerencial (nomes) e que levam a níveis mais altos os problemas que não podem ser resolvidos em um nível hierárquico mais baixo são objeto do plano de gerenciamento

Resolva a questão aqui ›


Paciente, 22 anos de idade, sexo masculino, sem comorbidades, é encaminhado ao ambulatório de nefrologia em razão de quadro de urina avermelhada. Ele relatou que esse quadro surgiu 2 dias após a ocorrência de faringite. Após 20 dias do ocorrido, nega hematúria e apresenta os seguintes exames: proteinúria de 24 horas = 480 mg/dia; creatinina = 1,0 mg/dL; ureia = 56 mg/dL; EAS = 8 hemáceas/campo e cilindros hialinos, além de dismorfismo eritrócitário positivo, complemento normal e PA = 120 mmHg x 80 mmHg.

Acerca desse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

A nefropatia por IgA (NIgA) é mais comum no sexo masculino e na raça negra.

Resolva a questão aqui ›


Em relação à Política de Atenção à Saúde da Mulher, assinale a afirmativa correta.

Resolva a questão aqui ›