Paciente, sexo feminino, 39 anos de idade, apresentou que

Medicina - Geral - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2016 - SES/DF - Médico Residente de Acesso Direto

Paciente, sexo feminino, 39 anos de idade, apresentou queixa de disfagia progressiva há três meses, associada com emagrecimento de 10 kg no mesmo período. Relatou, como história pregressa, quadro recorrente de anemia ferropriva, de difícil controle e de etiologia indefinida e que, por vezes, necessitou de transfusões sanguíneas. Ao exame físico, paciente com dados vitais estáveis, hipocorada ++/4+, brevilínea, emagrecida. Cavidade oral sem lesões visíveis na oroscopia. Exames laboratoriais apresentaram anemia microcítica hipocrômica com demais achados dentro da normalidade. Endoscopia digestiva alta, realizada em outro serviço, evidenciava estenose de esôfago superior na altura do esfíncter esofágico superior, além de lesão suspeita em hipofaringe.

Com base no caso clínico, julgue os itens a seguir.

O tratamento da anemia, muitas vezes, melhora os sintomas da disfagia.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O burocratismo no campo da gestão das políticas sociais traz efeitos considerados como:

Resolva a questão aqui ›


Com relação às condutas estereotipadas encontradas em crianças cegas, julgue os próximos itens.

As crianças cegas utilizam os maneirismos como mecanismos de proteção, principalmente ao depararem com situações que gerem estresse e ansiedade.

Resolva a questão aqui ›


Segundo Kunz (1994), a Educação Física vem sendo trabalhada nas escolas brasileiras, a partir de quatro concepções básicas que expressam tipos ideais. Marque a alternativa que indica duas dessas concepções.

Resolva a questão aqui ›