Um jovem de dezoito anos de idade, previamente hígido e

Um jovem de dezoito anos de idade, previamente hígido e com histórico de uso eventual de álcool e tabaco, procurou a emergência de um hospital com dispneia intensa. Apresentava um quadro clínico de tosse não produtiva, mialgia, indisposição e febre (até 38,8 ºC) havia cinco dias. Ele relatou que um dia antes do início dos sintomas havia saído com os amigos, ingerido bebida alcoólica abusivamente e que também havia fumado. Informou que nenhum de seus colegas adoecera. O paciente negou doenças prévias ou viagens recentes. O exame físico revelou pressão arterial de 114 mmHg × 76 mmHg; frequência cardíaca de 108 bpm; e frequência respiratória de 32 irpm. A ausculta cardíaca revelou ritmo cardíaco regular em dois tempos com bulhas normofonéticas e sem sopros, e a ausculta pulmonar revelou estertores em bases. O restante do exame físico foi normal. A radiografia de tórax mostrou infiltrado pulmonar difuso. O eletrocardiograma, o hemograma, os exames toxicológicos, sorológicos, as enzimas cardíacas e os demais exames bioquímicos não indicaram anormalidades. O paciente evoluiu para insuficiência respiratória e precisou de ventilação mecânica. Diante disso, foi realizado o lavado broncoalveolar que evidenciou eosinofilia de 55% e neutrofilia de 15% na contagem diferencial, e resultados negativos para Gram, pesquisa de BAAR e presença de fungos.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

Independentemente de tratamento adequado, o prognóstico é reservado, com taxa de mortalidade intra-hospitalar superior a 30% em casos semelhantes ao do referido paciente.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O objetivo da drenagem superficial é dar escoamento às águas que se acumulam na superfície de toda plataforma viária quando ocorre a precipitação pluviométrica. A operação da drenagem superficial depende da funcionalidade das estruturas construídas para retirada das águas da plataforma. Dispositivos condutores enterrados utilizados para dar passagem às águas provenientes da drenagem superficial e das contribuições das precipitações pluviométricas são

Resolva a questão aqui ›


Juca ajuizou ação trabalhista em face da sua ex-empregadora, empresa privada do ramo de mineração. Paulo também ajuizou ação, mas em face de seu exempregador, uma empresa de prestação de serviços, e do Município de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, para quem prestou serviços, requerendo a responsabilização subsidiária. Os respectivos advogados atribuíram o valor correspondente a 20 salários mínimos à causa de Juca e de 15 salários mínimos à causa de Paulo. Diante disso, assinale a afirmativa correta.

Resolva a questão aqui ›


Acerca da arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens de 81 a 90. O modelo cliente-servidor multicamadas vem de encontro à necessidade de sistemas que manipulem grande volume de dados, com grande quantidade de usuários conectados simultaneamente.

Resolva a questão aqui ›